GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 3: HIDROSFERA - RESUMO



RESUMO

HIDROSFERA


HIDROSFERA: É o conjunto de toda a água presente no planeta, que corresponde a cerca de 1,4 bilhão de quilômetros cúbicos e cobre mais de 70% da superfície do globo.

CICLO HIDROLÓGICO: É o processo pelo qual a água circula entre a superfície da Terra e a atmosfera. A energia solar provoca a evaporação da água, que passa para o estado gasoso e chega à atmosfera. Esse vapor de água se transforma em nuvem, que se condensa, dando origem às chuvas. As gotas de água atingem os continentes e são escoadas para rios, lagos e oceanos e também se infiltram no solo.

ÁGUA SALGADA: A água salgada representa 97,5% de toda a hidrosfera. Esse volume se divide em oceanos e mares. Os oceanos são grandes áreas de água salgada delimitadas pelos continentes. Os mares são blocos menores de água e são classificados conforme sua relação com os oceanos. Podem ser de três tipos: abertos, continentais e fechados.

ÁGUA DOCE: Apenas 2,5% de toda a hidrosfera corresponde a água doce. Desse total, quase 70% estão congelados em geleiras ou calotas polares. O volume de água disponível para o consumo humano, presente em lençóis subterrâneos, lagos e rios, não chega a 1% da hidrosfera.

BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL: O território brasileiro concentra mais de 12% da água doce superficial do planeta. O Brasil apresenta oito grandes regiões hidrográficas: Amazônica (a maior do mundo), dos rios Tocantins-Araguaia, do São Francisco, do Rio Parnaíba, do Rio Paraná, do Rio Paraguai, do Rio Uruguai e do Atlântico.

ESCASSEZ DE ÁGUA: A distribuição de água no planeta é irregular, com regiões onde há abundância (como a Amazônia) e outras que sofrem com a escassez (como trechos da África). Cerca de 2,4 bilhões de pessoas não têm acesso à água limpa. Isso se deve principalmente ao seu mau gerenciamento das fontes naturais, como a ocupação ilegal dos mananciais. Além disso, há uma superexploração das reservas hídricas. Somente a agricultura consome 69% da água doce disponível - a indústria absorve 21% e o uso doméstico representa 10%.

ESCASSEZ DE ÁGUA NO BRASIL: A água por aqui é abundante, mas mal distribuída. O Nordeste tem 28% da população, mas apenas 3% da água disponível.  Atualmente, as regiões Nordeste e Sudeste enfrentam grave escassez hídrica em função da falta de chuva e da má gestão das fontes de água.

POLUIÇÃO DAS ÁGUAS: Os rios e lagos são ameaçados pelos lançamentos de dejetos industriais agrícolas, esgoto doméstico e resíduos sólidos. Cerca de um terço da população mundial não dispõe de água suficiente para o saneamento básico.


Pág. 69 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog