DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM


"ENTENDA OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM"


"A fase escolar significa uma etapa de desafios para qualquer criança. Tudo isso é motivado porque além de ser o começo de uma rotina que vá ao encontro do desenvolvimento pedagógico; existe também o critério de adaptação com os demais alunos, com as professoras e com tarefas que auxiliarão os pequenos dali em diante."

"O APRENDIZADO DAS CRIANÇAS É O MESMO?"

"Um detalhes que não deve passar por despercebido é a heterogeneidade do processo de aprendizagem, cujo significado é a variação quanto à recepção do estudante ao conteúdo ensinado em sala de aula. Se por um lado, podemos presenciar quem aprenda de maneira rápida; por outro, temos casos de alunos que demoram um pouco mais a assimilar as ideias."

"O QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO?"

"Essa dificuldade para lidar com o que é ensinado em ambiente escolar pode ser confundida com algumas situações, a saber: explicação pouco didática do educador, algum ruído que atrapalhe o rendimento da criança ou dificuldade de absorver as informações. No entanto, a resposta pode ser uma só: distúrbio de aprendizagem.
Esta última opção norteará o artigo de hoje, tendo em vista que muitos internautas enviam suas dúvidas relatando casos enfrentados por seus filhos ou alunos. Situações como hiperatividade, déficit de atenção, discalculia, disgrafia e dislexia configuram os principais distúrbios que influenciam a aprendizagem de uma criança e precisa de tratamento."

"EXPLICANDO OS PRINCIPAIS DISTÚRBIOS"

- Dislexia
A dislexia é caracterizada pela dificuldade no reconhecimento fluente das palavras, além da decodificação e soletração das mesmas.

- Disgrafia
A disgrafia acontece quando o aluno demonstra dificuldades na elaboração da linguagem escrita. O estudante pode apresentar formação léxica aquém do esperado, uso incorreto de letras minúsculas e maiúsculas; alinhamento incorreto, etc.

- Discalculia
A discalculia é a dificuldade que o aluno tem para aprender tudo que esteja direta e indiretamente ligado a questões que envolvem números; tais como probleminhas, aplicação e conceitos matemáticos.

- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
A criança hiperativa não consegue se concentrar com muita facilidade, principalmente se o conteúdo não for tão interessante para ela. Além disso, o pequeno quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O hiperativo pode ser muito agitado ou distraído."

"TRATAMENTOS"

"Para todos esses casos há tratamentos adequados, cujo objetivo é o de desenvolver a habilidade de aprendizado da criança e minimizar, de forma considerável, o distúrbio que a prejudica em sua vida acadêmica.
Procure saber se a escola de seu filho conta com uma equipe de especialistas em psicopedagogia e psicomotricidade. Se houver, eis uma excelente oportunidade de conversar com os profissionais para que vocês, juntos, consigam encontrar a melhor solução para a criança."

"IMPORTANTE SABER"

"Infelizmente, não são poucos os casos de pais que confundem os distúrbios de aprendizagem com alguma atitude voluntária da criança. É sempre válido lembrar que os casos relatados acima não ocorrem com o aval do pequeno. Portanto, não é culpa de seu filho se ele apresentar alguns dos transtornos expostos no artigo. A melhor solução é sempre a busca por informação e tratamentos."

Artigo retirado do site NeuroSaber (Acesso: 11/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog