MUNDO


"ESPANHA RECEBERÁ NAVIO COM 629 IMIGRANTES APÓS ITÁLIA NEGAR ACOLHIDA"
"Navio virou impasse entre Itália e Malta, que se negam a acolher os imigrantes à deriva desde sábado"


"A Espanha aceitou acolher os 629 refugiados de um navio que está parado no Mar Mediterrâneo desde sábado (9), a espera de autorização para desembarcar em portos italianos ou malteses. A responsabilidade pela acolhida virou motivo de impasse entre Itália e Malta, obrigando os imigrantes resgatados a enfrentarem situações complicadas na embarcação.
Os imigrantes - entre eles 123 menores de idade não acompanhados, onze crianças pequenas e sete mulheres grávidas - foram resgatados na costa da Líbia pelo governo italiano em seis diferentes operações de resgate e reunidos na navio Aquarius. O destino desses imigrantes, então, virou impasse entre Itália e Malta.
O governo italiano acusa os países europeus de não oferecerem ajuda nesses casos, transformando a Itália - principal porta de entrada de migrantes na Europa - em um caso de refugiados. No domingo, após resgatar cerca de 200 imigrantes, a Itália anunciou que não autorizaria o desembarque dos outros 600 e atribuiu esta responsabilidade ao governo de Malta, já que o navio estava mais próximo de sua costa.
'Salvar vidas no mar é um dever, mas transformar a Itália em um gigantesco campo de refugiados não é', disse o ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, no Facebook nesta segunda-feira. 'A Itália não irá mais abaixar a cabeça e obedecer. Desta vez há alguém dizendo não'.
'No Mediterrâneo existem embarcações com bandeiras da Holanda, Espanha, Gibraltar e Grã-Bretanha. Há ONGs alemãs, espanholas, e Malta não acolhe ninguém, a França os rejeita na fronteira, e a Espanha defende suas fronteiras com armas, ou seja, toda a Europa está preocupada com seus interesses', disse Salvini, que lidera também o partido de extrema-direita Liga, a antiga Liga Norte."


"De acordo com a imprensa italiana, Salvini, enviou uma carta urgente às autoridades maltesas na qual explicou que o navio Aquarius da SOS Méditerranée, com funcionários da ONG Médicos Sem Fronteiras (MSF), estava a 43 milhas de Malta. Por isso, este país tinha a obrigação de receber os passageiros.
O Ministério do Interior de Malta afirmou que não é de sua competência a situação do navio, já que o resgate aconteceu em uma zona marítima coordenada pela Itália. 'O resgate do navio Aquarius aconteceu na Zona Líbia de Busca e Resgate e foi coordenado pelo Centro de Coordenação de Resgate (RCC, na sigla em inglês) em Roma', diz a nota do Ministério do Interior e Segurança Nacional de Malta. 'O RCC de Malta não é competente neste caso, nem coordenador', acrescentou o governo da ilha.
Após a agência para refugiados das Nações Unidas (Acnur) e a União Europeia exigirem o fim do impasse entre as duas nações, o primeiro-ministro da Espanha, o socialista Pedro Sánchez, afirmou nesta segunda-feira (11) que irá receber o navio para evitar uma catástrofe humanitária. 'É a nossa obrigação ajudar a evitar uma catástrofe humanitária e oferecer 'um porto seguro' a estas pessoas, cumprindo desta maneira com as obrigações do Direito Internacional', afirma o comunicado.
A situação no interior do navio já começa a se agravar. Em entrevista à Agência EFE, o americano David Beversluis, um dos médicos do Médicos Sem Fronteiras (MSF) que estão a bordo do Aquarius, alertou que não têm 'comida suficiente' para os 629 imigrantes que estão a bordo e que a água e os alimentos são suficientes apenas para hoje."


(Com Agências Internacionais)

Notícia retirada do site VEJA, 11 de junho de 2018 (Acesso: 11/06/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog