DOSSIÊ CHOCOLATE:
DO XOCOLATL DOS ASTECAS ÀS CHOCOLATIERS DA BÉLGICA: A SAGA, A CIÊNCIA E OS SEGREDOS DO ALIMENTO DOS DEUSES"

Você gosta de chocolate? Provavelmente, sua resposta foi sim. Dos mais simples às obras de artes gourmet. Dos chocolates branco, ao leite e o amargo. Dos bombons diversos às trufas de inúmeros sabores. E não poderia faltar, é claro, do chocolate símbolo da Páscoa: o de ovos diversos de chocolates. Não importa de onde você é, a paixão é a mesma. Difícil seria encontrar alguém que nunca tenha provado dessa guloseima doce e não tenha gostado. Chocolate pode entrar até mesmo nos produtos de higiene pessoal e cuidados com a pele, como cremes corporais, perfumes e até mesmo, sabor de creme dental. E tem até especialistas que afirmam que ele faz muito bem para a saúde. Então, nada melhor do que saber de onde e como surgiu esse doce incrivelmente amado não só pelos brasileiros, como também pelas populações de todos os continentes da Terra. Bem-vindo ao DOSSIÊ CHOCOLATE: DO XOCOLATL DOS ASTECAS ÀS CHOLATIERS DA BÉLGICA: A SAGA, A CIÊNCIA E OS SEGREDOS DOS ALIMENTOS DOS DEUSES. Vamos contar ao longo de cinco capítulos, toda a história deste alimento incrível que é o chocolate, e te levar ainda mais ao encontro de seu amor por esta guloseima que vêm do cacau. Depois de ler cada matéria desse DOSSIÊ CHOCOLATE, tenho certeza que você irá terminar com muita vontade de comer chocolate. Então, bom apetite!

CAPÍTULO 1


GLOSSÁRIO



BROWNIE 
De origem americana, é um bolo bastante úmido feito à base de chocolate - embora haja brownies de outros sabores também.

CHOCOLATIER
A versão chique da palavra chocolateiro. Assim como há especialistas em vinho, este profissional é um conhecedor e criado do chocolate. O termo também se refere à empresa que produz.

COBERTURA
É um pacotão que você vê no mercado, mas não é uma barra tamanho família para você comer. Esse produto serve para o confeiteiro banhar pães de mel, bolos ou fazer a decoração de outros doces. Além da cobertura feita com chocolate de verdade, há opções mais econômicas - e bastante usadas no comércio - que substituem a manteiga de cacau por outros tipos de gordura. A do tipo fracionado é feita com gordura vegetal de palma e tem uma textura até aveludada. Já a hidrogenada tem óleo hidrogenado - boa para deixar um gosto de parafina na boca.

CROQUANT
É o chocolate com flocos de arroz ou pedaços de nozes, castanhas, amêndoas e macadâmias em sua composição: o popular "crocante".

GANACHE
É o chocolate misturado com creme de leite ou manteiga para ganhar uma consistência supermacia - e rechear bombons.

GIANDUIA
A receita clássica italiana leva 70% de chocolate e 30% de creme de avelã. Mas pode surgir com proporções diferentes. A Nutella é uma variação da gianduia.

MANTEIGA DE CACAU
A gordura extraída da semente de cacau por um processo de prensagem. Ingrediente fundamental do chocolate - e protagonista no chocolate branco.

MARMORIZAÇÃO
Mistura de chocolates de cores diferentes sem que haja uma fusão completa, dando o aspecto visual de mármore.

NIB DE CACAU
É o centro do grão de cacau puro, comestível, que pode ser transformado em massa de cacau ou usado na cobertura de bombons ou trufas.

NOIR
Termo usado para chocolate escuro.

NOUGAT
Barra "puxa-puxa", com uma mistura de mel e castanhas, que pode ou não levar chocolate na composição.

PÂTISSIER 
É o confeiteiro: o profissional especializado na confecção de doces (não apenas de chocolates).

TEOBROMINA
Substância alcaloide encontrada no cacau (e, portanto, em maior presença nos chocolates com maiores taxas do fruto) e associada aos benefícios do alimento para a saúde. E vasodilatadora, aumenta o colesterol bom e responde pelo gosto amargo do chocolate escuro.

TRUFA
Nada a ver com o cogumelo: é só um bombom macio, recheado de ganache.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog