INTERNACIONAL

"LIXO ELETRÔNICO DA EUROPA CAUSA CONTAMINAÇÃO GRAVE NOS ALIMENTOS DE GANA"
"Estudo indicou que substâncias tóxicas de equipamentos eletrônicos europeus ovos de galinhas consumidos por habitantes do país africano"


"O descarte ilegal e incorreto de lixo eletrônico vindo da Europa é responsável por contaminar os alimentos consumidos pela população de Gana, país localizado no oeste africano. É o que diz um estudo conduzido pelas organizações Ipen e Basel Action Network, que combatem a poluição causada pelo abandono de equipamentos tecnológicos. 
Pesquisadores dos dois grupos analisaram ovos de galinhas criadas ao ar livre que se alimentam em regiões próximas às favelas de Agbogbloshie, um distrito perto do centro de Accra, capital da Gana.
A região é conhecida como um destino para sucata automotiva e eletrônica gerada localmente e lá moram mais de 80 mil pessoas que vivem da recuperação de cabos de cobre e outros metais retirados do lixo eletrônico. Muitos metais presentes no local possuem níveis perigosos de substâncias prejudiciais à saúde, como bifenilos policlorados (PCB) e dioxinas. 
Os pesquisadores descobriram que, ao consumir apenas um ovo de galinha criada na região, um adulto poderia exceder os limites recomendados de dioxinas em mais de 220 vezes. Outras substâncias nocivas também estavam em concentrações alarmantes, como componentes retardantes de fogo.
A pesquisa serve como um alerta para a regulação da transferência de lixo tóxico da Europa até países africanos, como Gana, Tanzânia e Nigéria. Para ter ideia da amplitude do problema, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) das Nações Unidas divulgou que no mundo se produz cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico por ano, mas somente 20% desse "e-lixo" é reciclado formalmente.
Durante o encontro realizado neste mês de abril em Genebra, representantes de governos e organizações sindicais confirmaram a necessidade de proteger trabalhadores que manuseiam o lixo eletrônico e ainda concordam que as nações devem "aumentar e promover investimentos em infraestrutura de gerenciamento de resíduos e sistemas em todos os níveis"."

Notícia retirada do site GALILEU, 26 de abril de 2019 (Acesso: 27/04/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog