MUNDO ANIMAL

"O ASSUSTADOR VÍRUS INCURÁVEL QUE ESTÁ DIZIMANDO CRIAÇÕES DE PORCOS NA CHINA"
"Os preços de carne suína no mercado global podem aumentar drasticamente conforme a febre suína africana se espalha pela criação destes animais na China, onde está metade da população mundial de porcos"


Por: BBC

"As pandemias globais que causam impacto nos suprimentos de comida são especialmente assustadoras.
A mais recente ameaça vem da febre suína africana, um vírus altamente contagioso, sem cura conhecida, e com uma taxa de sobrevivência quase nula para os porcos infectados.
A boa notícia é que a doença (ainda) não é prejudicial à saúde humana. A má notícia é que isso trará um prejuízo ao seu bolso.
O epicentro da atual crise é a China, maior produtora e consumidora de carne suína do mundo. O país é responsável por mais da metade da população global de porcos.
A China está lutando para conter a doença, que se espalhou para todas as partes do país desde agosto do ano passado."

"EPIDEMIA PODE DIZIMAR CERCA DE 200 MILHÕES DE PORCOS"

"Após meses afirmando que a situação estava sob controle, Pequim agora alerta que os preços da carne suína na China poderão subir mais de 70% no segundo semestre deste ano.
Isso, por sua vez, teria um impacto negativo sobre a economia chinesa, uma vez que os preços da carne suína contribuem de forma importante para seus níveis de inflação. 
Dados oficiais divulgados na semana passada reforçam a gravidade da situação. O Departamento Nacional de Estatística diz que a população de porcos do país caiu em quase 40 milhões, para 375,3 milhões, em relação ao ano anterior, devido ao surto de febre suína.
No entanto, alguns analistas acreditam que a China tem subestimado a situação, em parte porque os criadores locais estariam ocultando informações sobre os surtos.
Olhando para o futuro, a epidemia poderia dizimar cerca de 200 milhões de porcos na China, de acordo com um relatório sombrio do banco holandês Rabobank.
A previsão é que a produção de suínos na China cairá 30% neste ano, gerando implicações para os mercados globais de commodities.
"Para dar um contexto, o declínio atual na China é quase o mesmo da quantidade total de carne suína produzida na União Europeia", diz o estrategista global do Rabobank, Justin Sherrard."

"VÍRUS JÁ AFETOU OUTROS PAÍSES"

"Além do surto na China, também há relatos do vírus no Vietnã, no Laos, no Camboja, na Tailândia e em outros países do sudeste asiático.
A Europa também foi afetada pela febre suína africana nos últimos anos, que pode ser transmitida tanto por porcos domesticados quanto por javalis.
"Depois de devastar as nações bálticas e o leste da Polônia em 2014, a febre suína africana apareceu na República Tcheca e perto de Varsóvia", diz Lynn Morgan, chefe para Europa da empresa de pesquisa Ipsos Business Consulting.
"Os preços da carne suína entraram em colapso devido à produção doméstica insuficiente e mais de um terço das fazendas faliram. Análises recentes sugerem que podemos esperar que a febre suína africana surja na população de javalis alemães nos próximos quatro anos".
Porcos infectados com a febre suína africana geralmente morrem dentro de dez dias. Se um único porco tiver o vírus, todo o rebanho deve ser abatido. Os agricultores sofrem geralmente perdas financeiras substanciais neste processo.
Ainda que o vírus da febre suína africana possa sobreviver por semanas ou meses em carne de porco crua e congelada, ele não é prejudicial aos seres humanos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal.
Mas isso pode mudar.
Epidemiologista acreditam que o vírus pode sofrer mutações, dada a semelhança entre a fisiologia do porco e a humana.
Enquanto isso, o site do Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido afirma que muitos surtos globais de doenças infecciosas (pandemias) que ocorreram na história recente foram causadas por vírus anteriormente encontrados apenas em animais: "Após a mutação, os vírus tornaram-se capazes de infectar humanos".
Além de ser um alimento básico, o porco é historicamente e culturalmente um dos animais favoritos da China. É um dos doze animais do zodíaco chinês, e 2019 é o ano do porco, de acordo com o calendário lunar chinês.
Mas, até que a epidemia peste suína africana seja controlada, há pouco para comemorar."

Notícia retirada do portal G1, 26 de abril de 2019 (Acesso: 27/04/2019)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog