BRASIL: PAÍS DOS HOMICÍDIOS E DA VIOLÊNCIA




Apesar das contínuas atitudes tomadas contra o aumento dos homicídios no país, o Brasil é o sétimo no Ranking Mundial de Homicídios. Além disso, a maioria das vítimas são negros, jovens e do sexo masculino. Segundo levantamento, a taxa de homicídios migrou da capital para o interior. Para entender melhor estes números, veja abaixo o gráfico da pesquisa.



Como podemos perceber, os países da América Latina destacaram-se pelos seus elevados índices. O principal motivo é o narcotráfico. O Brasil, que encontra-se na 7ª posição, esteve durante as duas últimas décadas entre os três primeiros. Outro agravante, como podemos observar é que o Iraque, um dos maiores países do terrorismo do Oriente, fica em 23º lugar apesar dos ataques frequentes. Enquanto o Brasil fica a sua frente com uma taxa de 27,9, ou seja, quase três vezes que o país asiático, que não ultrapassa os 9,4. Os dados foram divulgados pelo Sistema de Informações Estatísticas da Organização Mundial de Saúde.
Ainda é importante destacar, que segundo informações, houve uma migração dos homicídios para as regiões do interior entre 2002 e 2012, saltando de 28,5 para 29,0. Segundo levantamento, o número total de homicídios cresceu 13,4% semelhante ao aumento populacional que foi de 11,1%. Ainda o estudo comprova que as mortes não aconteceram de forma homogênea, e sim acentuadas entre a população negra e do interior do país.
Outras informações, afirmam que a idade é um fator muito relevante quanto ao número de assassinatos. Conforme o gráfico abaixo, jovens entre 15 a 29 anos são as maiores vítimas. Veja os números a seguir:




Ainda sobre estes levantamentos, dentre as pessoas mortas em 2012 por esse tipo de violência, 91,6% são do sexo masculino. Já entre os jovens, o percentual é de 93,3%.
Entre os municípios pesquisados, Caracaraí em Roraima, é o mais violento do país em 2012, com taxa de 210,3 homicídios por 100 mil habitantes. Os possíveis agravantes são a limitada presença do governo e poder público, zonas de fronteiras e seus conflitos entre agricultores, indígenas e tráfico. Infelizmente, esta não é somente a situação desta cidade, mas também de outras do interior do Brasil.
Além disso, Alagoas é o estado com maior homicídio de negros, com 92,6% por 100 mil habitantes, em 2012. Já o número de mortes entre a população branca caiu, está em 24,8%.
Já as capitais tiveram queda significativa nas taxas, que apresenta o percentual de 15,4%. São Paulo apresentou a maior diminuição, com 70,7%.
De modo geral, perante todos os dados analisados, podemos constatar que o país continua sendo um dos mais violentos do mundo, ficando à frente de muitos países ditos "extremamente perigosos" como o Iraque. Estas são informações atualizadas, por isso podem ser consideradas as últimas do levantamento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog