EFEITO ESTUFA




O que é o Efeito Estufa?

Ao contrário do que muitos pensam, o efeito estufa é um fenômeno natural responsável por manter o planeta nos limites de temperatura necessários para a vida. A atmosfera forma uma redoma, que seria uma camada protetora para controlar a radiação solar e sua dissipação para o espaço. Entretanto, devido às transformações provocadas pelo ser humano ao longo de dois séculos, ocorreu uma mudança significativa na atmosfera terrestre provocada pela concentração de gases como o carbono, dióxido de carbono e metano, que retém o calor próximo a superfície, o que faz com que o efeito estufa natural, passe a ser contrário, agora não mais "agente de proteção", mas sim, "agente causador". Esse aumento anormal do "cobertor" de gases provoca o aquecimento global.



  1. O Sol emite sua energia pelo espaço na forma de luz visível, radiação ultravioleta e infravermelha.
  2. Quando os raios do Sol chegam à Terra, cerca de 30% da energia luminosa volta para o espaço, refletida por poeira e nuvens na atmosfera e por refletores naturais na superfície, como áreas cobertas de neve e gelo.
  3. O ar, terra e água absorvem cerca de 70% da radiação solar.
  4. Aquecida, a superfície emite calor na forma de radiação infravermelha.
  5. Um pouco da radiação térmica da Terra vai para o espaço, mas a maior parte é retida na atmosfera, absorvida por vapor da água, dióxido de carbono, metano e outros gases do efeito estufa.
  6. Se o calor não fosse retido pelo efeito estufa, o planeta congelaria a uma temperatura média de 18 ºC negativos.
  7. A  temperatura do planeta varia, de maneira natural, por causa dos ciclos solares e geológicos. Mas, de acordo com o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), as atividades humanas afetaram o ritmo normal de produção e absorção de gases.
  8. Hoje, milhões de toneladas de carbono que a natureza tirou de circulação, armazenado como petróleo no subsolo ou biomassa nas matas, são jogados pela ação humana na atmosfera na forma de carbono. Ao aumentar a concentração desse e de outros gases, o homem amplia o efeito estufa, o que provoca o aquecimento do planeta.


Como pudemos perceber, as ações humanas têm provocado profundas transformações no planeta, como o efeito estufa contrário, o que significa que elas irão também provocar consequências, como podemos perceber diariamente com as mudanças climáticas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog