REDAÇÃO DISSERTATIVA




O que é uma redação dissertativa?

Apesar de ainda ser desconhecida para alguns, o texto dissertativo é aquele que explica ideias sobre determinada tese criada, à partir do assunto proposto, isto é, o desenvolvimento de um raciocínio, encadeando-se informações até chegar a uma conclusão. Na redação dissertativa, a tese deve ser desenvolvida com argumentação lógica e consistente.
A argumentação, deve ser baseada em "evidências" consideradas verdades e aceita por todos. Estas, podem ser construídas a partir de fatos, exemplos, de dados estatísticos, de forma que fundamentem as declarações feitas sobre o tema.

Estrutura da redação dissertativa

TESE (chamada de "tema" nas mais diversas situações): ponto de vista do autor a respeito do assunto tratado;

ARGUMENTOS: fatos, exemplos, dados estatísticos, análise, etc., tudo o que pode ser dito para defender o ponto de vista do autor;

CONCLUSÃO: síntese de toda a discussão, retomada da afirmação inicial, apresentação de soluções, caso o assunto refira-se a um problema, deduções e conclusão.

Como deve ser desenvolvida a redação dissertativa?

Toda redação dissertativa deve seguir um roteiro para seu desenvolvimento. Este roteiro deve ser formado pela introdução, desenvolvimento e conclusão. É fundamental, que na hora de criar a sua redação, você tenha em mente o seguinte:

  • O parágrafo inicial deve ser a introdução, onde ser desenvolvida a abordagem central, ou seja, apresentado o tema e o que você pretende discutir sobre ele, lembrando que ele deve realçar sua ideia central.
  • O parágrafo de desenvolvimento será detalhado o que foi apresentado no parágrafo de introdução, desenvolvendo os argumentos a partir dele. Para cada argumento, é necessário que seja desenvolvido um parágrafo. Não deve-se juntar argumentos diferentes no mesmo parágrafo. Recomenda-se que seja apresentados no máximo, três argumentos, separados devidamente em parágrafos diferentes, facilitando a compreensão e a coerência das ideias.
  • O parágrafo de conclusão será feito o desfecho de tudo o que foi apresentado ao longo do texto, de forma que as ideias sejam sintetizadas e resumidas. Ainda é necessário apresentar o ponto de vista e solução, se forem solicitados.
Formas de desenvolvimento da redação dissertativa:

Para desenvolver a redação dissertativa, o autor pode optar por diferentes tipos de desenvolvimento, conforme o tema e seus conhecimentos. Veja a seguir os três mais comuns:

  • EXEMPLIFICAÇÃO: o texto deve ser desenvolvido através de exemplos. Recomenda-se no mínimo dois exemplos, e estes como explicado anteriormente, devem ser divididos em parágrafos diferentes, para que seja detalhado cada um deles.
  • COMPARAÇÃO: deve ser desenvolvido à partir da comparação de argumentos. É comum a utilização de argumentos a favor, e contra o problema a ser discutido. No entanto, existem diversas formas de desenvolver um texto comparativo. Para a comparação é necessário no mínimo, dois argumentos, também divididos por parágrafos assim que for apresentado algum diferente.
  • CAUSA E CONSEQUÊNCIA: Constitui na argumentação do que a tese (tema) causa, e subsequentemente, sua(s) consequência(s). É fundamental que se desenvolva um parágrafo para apresentar a causa, e outro para a consequência.


Recomendações para o desenvolvimento da redação dissertativa:

Para desenvolver uma boa redação dissertativa, é necessário que o autor tenha conhecimento do tema proposto, que facilitará na criação das teses e argumentos, seja claro e objetivo, tenha domínio sobre a norma culta padrão da língua portuguesa, e não fuja do tema proposto nem do que já está sendo abordado no texto. 
Por isso, é recomendável que o aluno leia textos dos mais diversos assuntos com frequência, assista programas e jornais que sejam voltados à discussão sobre o cotidiano, além de treinar o desenvolvimento de redações, dos mais diversos temas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog