DESIGUALDADE ENTRE COR AINDA ESTÁ PRESENTE NA REALIDADE DOS BRASILEIROS



Apesar dos últimos indicadores mostrarem a desigualdade entre negros e brancos vem diminuindo ao longo dos anos no Brasil, a diferença na prática mostra-se oposta. Prova disso, é que mesmo no século XXI, os salários da população negra ainda são menores que a dos brancos. Segundo levantamento, com doze anos ou mais de estudo, o rendimento dos brancos ainda é 31,7% maior. Já a distribuição por cor ou raça entre os 10% mais pobres, e 1% mais ricos, comprovam que os negros somam 74% entre os mais pobres, e apenas 16% correspondem entre os mais ricos. Em sentido oposto, os brancos compõem 25% e 82%, respectivamente, conforme da Síntese dos Indicadores Sociais de 2010.
Por base nesses números, o IBGE estudou os indicadores de educação em dez anos, de 2001 a 2011. A pesquisa tinha como objetivo principal, verificar se houve avanço no percentual de estudantes no nível de ensino adequado para a idade de 18 a 24 anos. Segundo os dados, constataram que em 2001, 39,6% das pessoas brancas estavam cursando o Ensino Superior. Enquanto apenas 10,2% dos negros compunham as mesmas condições. Em 2011, esse percentual cresceu para 35, 8%.
Outro indicativo que favorece a desigualdade racial, é a violência. Em 2014, foi divulgado o Mapa de Violência que mostra que 41.027 negros foram assassinados no país em 2012. Já entre as vítimas brancas, este número cai para 14.928. Quando comparado com 2012, enquanto o número de homicídios entre os brancos diminuiu em 24, 8%, o de negros subiu para 38,7%.
Em debate pelo programa do Canal Futura, o desembargador José Muiños Piñero, afirmou que a composição carcerária atual é composta em grande maioria, por jovens negros entre 18 a 24 anos.
Com base em todos os dados analisados, apesar das pesquisas, a desigualdade entre cor ainda chama atenção no Brasil, já que mesmo em pleno século XXI, a maioria da população negra é desfavorecida no país. Sendo assim, ainda há um longo caminho a percorrer nos próximos anos.


Para complementar sua leitura e conhecimento, leia também a matéria Brasil: País dos Homicídios e da Violência.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog