MINISTRO BRASILEIRO PREVÊ QUE 2016 SEJA O ANO EM QUE DÓLAR FIQUE ESTÁVEL E QUEDA NA INFLAÇÃO


Apesar da perspectiva negativa da atual economia brasileira, que mais uma vez mostra a inflação alta seguida pela alta consecutiva do dólar, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, afirmou nesta segunda-feira, 27, que a estabilidade será retomada no ano que vem. As afirmações foram divulgadas no Palácio do Planalto, em Brasília.
Pela apreensão dos investidores brasileiros, e o tombo da Bolsa de Valores chinesa, o dólar teve alta pelo quarto dia consecutivo. Segundo o último levantamento, a moeda americana subiu 1,06%, fechando o dia em R$3,38.
Com as altas do dinheiro americano, a inflação brasileira se encontra em um percentual altíssimo, quase 9%, segundo dados divulgados. O que ocasiona, os elevados preços de alimentos e outros produtos. Desde 2003, a inflação não subia tanto, o que agrava ainda mais a crise financeira brasileira.
Após reunião de coordenação política com a presidente Dilma Rousseff, Barbosa divulgou que um dos temas discutidos foi a revisão da meta de superávit fiscal, de 1,2% para 0,5% do Produto Interno Bruto - PIB - para 2015, anunciada na semana passada. Questionado sobre a reação do mercado, ele foi breve e disse que "flutua conforme novas informações".


Mais uma vez, Nelson Barbosa foi questionado sobre as altas contínuas da inflação. Segundo ele, "o aumento é temporário somente para este ano, mas as expectativas são positivas para 2016", aonde é previsto até mesmo uma redução significativa.
Entretanto, para alguns especialistas no assunto, ainda é previsto inflação alta para o ano que vem, pelo menos, para o primeiro semestre. E o PIB pode sofrer mais alterações conforme novas informações divulgadas. Agora, é preciso ficar atento as projeções para acompanhar a situação financeira do país.

Informações retiradas do G1: (Acesso: 27/07/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog