CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA EDUCAÇÃO!


A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque a mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais são exclusivos dos meios de comunicação que inicialmente  as publicaram.



A seguinte matéria foi publicada pela revista Isto É, em 29 de abril de 2015. Todos os direitos autorais reservados exclusivamente à revista, e devem ser copiados sem a divulgação de seu nome.

"UM PRÊMIO PARA A QUALIDADE"
"Bônus salariais e planos de carreira são trunfos para atrair professores para a rede pública"


"Ainda que queiram bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. A máxima traduz como poucas, um dos maiores desafios do ensino público no país: a valorização do educador, figura central no processo de aprendizado.
Um levantamento da fundação internacional Varkey Gems, especializada no setor, dá uma ideia do tamanho desse desafio. Segundo o estudo publicado em 2015, que reuniu entrevistados de 21 países, o Brasil foi o penúltimo colocado quando a questão é a valorização dos docentes. Entre todos os participantes da pesquisa global, nada menos do que 95% disseram ainda que os professores deveriam ter maiores salários.
Dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) referentes a 2014 escancaram ainda mais a distância a ser percorrida pelo Brasil a fim de se aproximar dos salários pagos a professores em países mais desenvolvidos. Tomando como base as instituições públicas de Ensino Fundamental, o órgão colocou o país em uma nova penúltima colocação, dessa vez à frente apenas da Indonésia entre mais de 30 nações.
Na tentativa de reverter esse quadro, inúmeras iniciativas públicas têm sido apresentadas nos últimos anos. Entre os incentivos estão os financeiros, com destaque para a valorização salarial e os bônus pagos aos educadores, e os de ordem profissional e acadêmica."


"No estado de São Paulo, por exemplo, o salário dos professores acumulou 45% de aumento nos últimos quatro anos, tendo como referência o ano de 2011. Tomando-se como exemplo o piso estadual para docentes que atuam em jornada de 40 horas, que é de R$2.425, avalia-se que o valor supera em 26% o pago nacionalmente."


"Os educadores paulistas ainda contam com a possibilidade de 10% de aumento nos rendimentos caso atinjam metas de avaliação no âmbito do Programa de Valorização pelo Mérito. A iniciativa contempla oito níveis de evolução e já ajudou a promover 110 mil professores na rede estadual.
Ao longo da carreira, as qualificações obtidas também rendem frutos, com reajustes relacionados aos cursos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (Efap), pós-graduação, mestrado ou doutorado.
Já no que diz respeito ao pagamento de bônus, neste ano teve início o desembolso do maior valor da história da rede de ensino. Nada menos do que R$1 bilhão serão distribuídos a 186 mil professores que alcançaram as metas propostas. A quantia é de 42% maior que a observada em 2014.
O valor recorde dos bônus é resultado da avaliação positiva obtida no Idesp, o indicador criado pela própria rede estadual de ensino para avaliar a qualidade da educação por meio de metas a serem alcançadas pelas escolas públicas paulistas. Se atingido o objetivo proposto, o bônus chega a 2,9 salários. Se não for cumprido, um cálculo proporcional do avanço é feito - com 50% da meta atingida, por exemplo, o bônus a ser desembolsado é de 1,2 salário. 
Vale destacar que o número de faltas (sem contar as ausências por licença-maternidade, paternidade, adoção e férias) e o tempo de serviço também pensam na hora de quantificar os bônus."


"Ainda que o número de estudos empíricos no Brasil sobre a eficácia dos programas de bônus na proficiência escolar seja pequeno, a pesquisadora Cláudia Hiromi Oshiro afirma ter encontrado efeitos positivos e significativos em Matemática e Português para a quarta série do Ensino Fundamental Paulista.
Em sua dissertação de mestrado para a Universidade de São Paulo, 'Efeito do Pagamento de Bônus sobre a Proficiência Escolar', em 2012, a economista avaliou também os resultados obtidos por alunos da oitava série, sem que houvesse um sucesso observável nesse caso."


"NOVAS OPORTUNIDADES"

"O número recorde de inscritos nos últimos concursos da rede estadual paulista para selecionar educadores pode ainda servir como um termômetro de fortalecimento do interesse pelo magistério. O ensino público de São Paulo já convocou 72 mil professores desde 2011.
Quase 60 mil vagas foram abertas no concurso realizado em 2013 para interessados em trabalhar nos anos finais dos ensinos Fundamental e Médio. Já foram convocados para ocupá-las 38 mil educadores, em disciplinas que vão de Arte a Língua Espanhola, passando por Química, História, Sociologia e Educação Física, entre outras. O número de inscritos nos concursos superou 320 mil, registrando um crescimento de 25% em relação aos anteriores, realizados em 2010.
Neste ano também deverá ser realizado um novo processo público de seleção para diretores e supervisores de ensino. As etapas de ingresso na carreira, formação e avaliação, no entanto, apresentam novidades. Além dos exames objetivos e discursivo e da avaliação de títulos, mais duas fases serão incluídas: uma sobre gestão escolar e outra envolvendo visitas a unidades de ensino da rede."


Informações retiradas da revista ISTO É - Ano 38 - nº 2369, págs. 50, 51, 52 e 53. 29 de abril de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTO É e a Editora Três.


"SUGESTÃO PARA LEITURA"

Você pode ler a primeira matéria sobre o assunto em "A Geografia da Desigualdade". Clique no link destacado e você será direcionado para a página desejada.

A terceira matéria já está disponível em "Uma Aula de Benefícios em Tempo Integral". Clique sobre o link destacado, para ser direcionado à página desejada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog