CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA DITADURA BRASILEIRA!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais pertencem exclusivamente à seus autores.



A seguinte matéria é de autoria de Nashla Dahás (pesquisa histórica) e Joice Santos (imagem), publicada em abril de 2014 pela REVISTA DE HISTÓRIA da Biblioteca Nacional. Todos os direitos autorais pertencem exclusivamente às autoras e à revista, e não devem ser copiadas sem a divulgação dos nomes das mesmas.

DOSSIÊ
Organização: Nashla Dahás

"DEMOCRACIA CONSENTIDA"


"Receba, então, peço-lhe, esta pequena declamação [...], pois não duvido nem um pouco que detratores mal intencionados digam que estas bagatelas são indignas de um teólogo, que estas sátiras são contrárias à modéstia cristã; talvez, me reprovem fazer renascer a malignidade da antiga comédia e criticar todo mundo'.
Ao dedicar, no século XVI, a obra O elogio da loucura ao inglês Tomás Morus, o teólogo Erasmo de Rotterdã se compraz em desafiar os censores, em tempos nos quais apenas o habitual era tolerado. Pequeno diante do trabalho de Erasmo, este dossiê não poupará igualmente os 'defeitos ridículos' e os 'vícios vergonhosos' da construção do Estado Democrático de Direito atual.
Desde a defesa de uma república ditatorial nos anos 1890 e dos sucessivos governos democráticos pós-1985 - que mantêm impunes militares que hoje se negam a abrir arquivos dos organismos de repressão - este dossiê faz o 'elogio' crítico da insurreição, para citar o antropólogo Eduardo Viveiros de Castro, sobre as formas de resistência no mundo contemporâneo.
Não há soluções aqui, mas a tentativa de compreender e, se possível, explicar os meios pelos quais nossos períodos democráticos se converteram 'tão facilmente' em ditaduras. E de como as ditaduras acabaram por dar origem a estados democráticos alimentados por um ethos policial e repressivo."



Informações retiradas da REVISTA DA HISTÓRIA da Biblioteca Nacional - Ano 9, nº 103. Abril de 2014. Todos os direitos autorais reservados exclusivamente à REVISTA DA HISTÓRIA.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog