CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação original, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas para todas as pessoas, mesmo aquelas que não possuem condições para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio. E os direitos autorais das informações são exclusivos dos meios de comunicação que a publicaram, inicialmente.


A seguinte matéria foi publicada pela revista Viva Saúde. Portanto, todas as informações pertence exclusivamente à revista, e não deve ser copiada sem a divulgação de seu nome.

"O MAIS PERIGOSO CÂNCER DE PELE"
"Caracterizado pelo aumento e escurecimento de pintas, o melanoma é um tipo de câncer com alta taxa de mortalidade. Livre de metástase e diagnosticado cedo tem cura."


"1. O que é?"
"Ele aparece quando os melanócitos (células que dão cor à pele) escurecem com o bronzeamento e repartem-se, dando origem à neoplasia, um tecido recém-formado. A incidência da doença é maior em pessoas com histórico familiar ou de pele clara e com sardas. Tem alta taxa de mortalidade e é diagnosticado em apenas 3% de todos os cânceres de pele identificado."

"2. Sintomas"
"A doença se caracteriza em pintas que mudam de cor, coçam, descamam e sangram. Em caso de pessoas que tenham pintas desde o nascimento, estas, com o passar do tempo, podem se tornar um câncer. Os quadros mais graves estão presentes nas palmas das mãos, solas dos pés e genitálias."

"3. Diagnóstico"
"O exame clínico é indicado para verificar se houve penetração do câncer na pele ou nos tecidos subcutâneos, o que pode ser feito por meio da dermatoscopia, análise que usa um aparelho de lente especial para enxergar a epiderme, ou da biópsia, que é o procedimento no qual se corta uma amostra do tecido para posterior análise em laboratório."

"4. Prevenção"
"Evite exposição ao sol, principalmente das 10h às 16h, utilize óculos escuros, guarda-sol, chápeu e filtro solar de fator igual ou superior a 30. O filtro solar deve ser aplicado nas áreas mais visíveis, meia hora antes da exposição. Reaplique o produto a cada duas horas ou após o contato com a água. O filtro solar deve ser usado todos os dias e não exclusivo para praia. Consulte um dermatologista e saiba qual o melhor produto para seu tipo de pele."

"5. Tratamento"
"A retirada do melanoma é feita basicamente por cirurgia que alivia os sintomas e proporciona melhor condição de vida ao paciente. A radioterapia e a quimioterapia também podem ser empregadas, dependendo do estágio no qual o câncer se encontra. Quando há metástase, na maioria das vezes, não existe cura."


A matéria acima foi retirada da revista VIVA SAÚDE, número 140, pág. 48. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista VIVA SAÚDE e a Editora Escala.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog