TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENEM 2015

A partir de agora, você poderá conferir uma seleção de possíveis temas da próxima redação da prova Enem 2015. Os temas são baseados em fatos da atualidade, como solicita a avaliação. Essa seleção, irá trazer exemplos junto com textos-base, para que você estude e consiga adquirir mais conhecimento sobre os assuntos da contemporaneidade. Sugerimos que ao final da leitura e compreensão do assunto, você treine elaborando suas próprias redações. Isso irá contribuir para melhor aperfeiçoamento do desenvolvimento da redação.

SEGUNDO TEMA DE REDAÇÃO

No segundo exemplo de redação dissertativa, selecionamos o tema OS EFEITOS DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL, possível tema da próxima redação do Enem 2015. Para isso, elaboramos a proposta de acordo com a prova oficial, prezando que seja o mais próximo do que poderá acontecer no momento de elaborá-la corretamente. Veja a seguir: 


PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema Os efeitos da maioridade penal no Brasil, apresentando proposta de solução, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.

TEXTO I

A redução da maioridade penal

A maioridade penal atualmente é um tema contemporâneo e bastante polêmico entre os legisladores, juristas e brasileiros em geral, assunto esse que congregam múltiplos olhares quanto ao questionamento. Um fator preocupante visto é o aumento na incidência da criminalidade no Brasil. Os meios de comunicação revelam uma lógica conflitante de ordem social, e nesse cenário, a população brasileira se divide entre aqueles que apoiam para que haja a redução da maioridade penal e aqueles que têm um posicionamento contrário a essa opinião. Surgem debates em todas as esferas do poder. Ainda outra preocupação, a máquina do Estado não possui tamanha capacidade estrutural para abrigar tantos menores e as condições socioeducativas são precárias. Mas até que ponto os legisladores poderão alterar a legislação? Esse bate-papo vai além da conversa informal nos bares da cidade. Há necessidade de produzir uma trajetória que pudesse reformular o Estatuto da Criança e do Adolescente por meio do endurecimento das leis e tipos penais?

ÂMBITO JURÍDICO.COM, ECA: (Acesso em 27 de julho de 2015)

TEXTO II


TRIBUNA DA INTERNET, IMPUTABILIDADE DOS MENORES DE 18 ANOS: (Acesso em 27 de julho de 2015)



SEGUNDA REDAÇÃO

ESTRUTURAÇÃO DA REDAÇÃO: EXEMPLIFICAÇÃO

VIOLÊNCIA JUVENIL

[PARÁGRAFO DE INTRODUÇÃO] Nos últimos anos, temos observado que a violência cometida por jovens infratores têm aumentado significamente. Isso porque em sua grande maioria, os crimes bárbaros e cruéis, são cometidos por adolescentes menores de idade. A atual lei brasileira define que o autor criminoso só poderá ser punido como adulto, a partir dos dezoito anos. O jovem que tiver idade inferior será mantido em casas de recuperação, conhecidas popularmente como Fundação Casa. Esta prevê que o Governo junto aos órgãos protetores, como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), se responsabilize pela recuperação deste jovem, e assim que o mesmo for considerado apto para voltar à sociedade, pode ser solto. Entretanto, como observado nas últimas estatísticas e pesquisas, surge o descontentamento e a nova proposta de reduzir a atual maioridade penal, a partir dos dezesseis anos. Motivos para mudar a legislação não faltam, entre eles estão a falta de punição por parte das autoridades, e o descuido da sociedade, principalmente pais e educadores, na formação destes jovens.
[1º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Na grande maioria dos casos de crimes cometidos pelos adolescentes, que tem pela legislação, assegurado seu direito, os mesmos produzem atos ilegais cruéis. Os mais comuns e que vem aumentando nos últimos tempos, são os crimes hediondos, aqueles crimes mais graves. Entre eles estão o latrocínio, que é o roubo seguido de morte; estupro e assassinato, e homicídios. Outros que também se enquadram próximos aos hediondos são o tráfico, de armas ou drogas; tortura e sequestro. Todos, muito comuns por parte de jovens infratores menores de dezoito anos. O que aumenta a crueldade do ato, é que estes adolescentes, cientes que não irão ser devidamente punidos, aumentam mais a barbaridade de seus crimes, que na grande maioria dos casos, o autor não mostra compaixão pela vítima, ou arrependimento do crime. O que é considerado inaceitável, perante a sociedade.
[2º PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO] Como sabemos a parte educacional, tem forte importância para impedir os jovens de se tornarem criminosos. Tanto os pais, como a escola e os professores, têm papel fundamental na orientação das crianças e adolescentes. Entretanto, conforme avaliado nas últimas pesquisas, a educação brasileira, apesar de ter melhorado em alguns pontos, ainda é pobre e não atende devidamente seus alunos. No entanto, não basta apenas culpar as escolas e a educação em geral, pois os pais são os primeiros que devem cumprir seu papel na educação dos filhos. Atualmente, devido à necessidade de trabalhar fora, pais e mães, se ausentam por muito tempo de suas casas. Alguns abandonam por completo, a educação dos seus descendentes, e os mesmos desestruturados, acabam optando pela má influência, que resulta na criminalidade. Devemos ressaltar que este fator não será o único determinante para influenciar seus praticantes. Nos casos já consumados, a justiça é quem deve cumprir o papel de educador. Porém, na prática, as casas responsáveis por preparar estes adolescentes infratores, não têm a devida estrutura necessária, e com isso, não conseguem evitar que o detento volte a praticar os crimes após ser liberado.
[PARÁGRAFO DE CONCLUSÃO] Contudo, como analisado em ambos os exemplos apresentados anteriormente, a decisão para mudar a legislação brasileira é quase que necessária. A população e parte das autoridades responsáveis por criar o novo projeto de lei, têm em mente que, se for punido estes adolescentes maiores de dezesseis anos como a lei dos maiores determina, a criminalidade destes indivíduos poderá ser amenizada. Um dos argumentos mais nítidos para a mudança, é que se o jovem a partir desta idade pode votar, sendo assim, tem consciencia de decidir por seus representantes, espera-se que possa ser punido de forma exemplar. Todavia, vale ressaltar que mesmo que a aprovação, já em andamento na Câmara e outros órgãos responsáveis, a Constituição pode declarar que a legislação é pétrea, ou seja, não pode ser mudada, mesmo que aprovado. Sendo assim, mesmo que fosse aceita, a lei não entraria em vigor.

CAPITANIO, Lilian. 15 de agosto de 2015.

SUGESTÃO PARA VOCÊ SE APROFUNDAR NO ASSUNTO:

Você pode assistir o debate feito pelo Canal Futura, que entre muitas coisas, ressalta a opinião de pessoas a favor e contra, a mudança na atual legislação brasileira. Para assisti-lo, clique em Debate Futura. O vídeo está no idioma português.

Sugerimos que você leia a primeira matéria, que explica a estruturação da Redação Dissertativa e, em seguida, confira o primeiro tema já disponível em Primeiro Tema de Redação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog