RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL


Nesta semana você pode acompanhar várias matérias sobre os mais diversos assuntos, além das principais notícias nacionais e internacionais. Agora convido-os a conhecer a Retrospectiva Conhecimento Cerebral: Segunda Semana de Agosto, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas, e seus respectivos resumos:

1º O QUE AS CATÁSTROFES AÉREAS ENSINAM?
WORLD TRADE CENTER: O ÁPICE DO TERROR NA AVIAÇÃO COMERCIAL

Se os Estados Unidos junto com aviação comercial tivessem o poder para apagar o passado, é certo que escolheria acabar com tudo que aconteceu naquele 11 de setembro 2001, quando o mundo todo se voltou para o país dos americanos. Apesar da tragédia está prestes a completar 4 anos, daqui a menos de um mês, ninguém, principalmente os americanos, nunca esqueceu do dia em que 2.996 pessoas morreram em quatro acidentes, quase que simultâneo. 
Era manhã daquele 11 de setembro de 2001, e como todo dia, milhares de americanos saíram de casa para cumprir sua agenda, ora para ir ao trabalho, ora para encaminhar-se para o aeroporto. Parecia que tudo transcorria bem até que...
Como 14 minutos de atraso, o boeing 767-223ER decolou do aeroporto de Boston, com 181 passageiros. Todos pareciam bem, mas mal eles imaginava que ao pegar aquele voo, estavam automaticamente selando a própria morte. E como que um sonho terrível, veio a notícia: traficantes sequestraram o avião. Esfaquearam as aeromoças, e assim, conseguiram a chave para entrar no cockpit (cabine do avião). Lá, renderam os pilotos e, Mohamed Atta assumiu o avião. A rota de destino do boeing era a cidade de Los Angeles, porém, os terroristas desligaram o transpônder (aparelho que monitora o avião, onde a torre consegue vê), e em seguida, colocaram o boeing da American Airlines em sentido de colisão. Rapidamente, chocaram a aeronave contra a Torre Norte do World Trade Center.
Os americanos nem bem recuperaram-se do susto, quando outro boeing, agora da United Airlines, chocou-se com a Torre Sul. Alguns ainda nem faziam ideia do que estava acontecendo. E assim, os planos dos terroristas foram executados com precisão e habilidade.
Leia a matéria completa do World Trade Center: O Ápice do Terror na Aviação Comercial. Clique sobre ícone destacado, e você será direcionado automaticamente para a página da matéria.

2º CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL LITERATURA MUNDIAL


Desde os tempos mais antigos, o ser humano já gostava de registrar fatos, ou criar histórias. Do século XII, época do Trovadorismo aos tempos de hoje, a literatura foi dividida de acordo com o período a qual representava. Vários ícones da antiguidade, até hoje pertencem em museus ou espaços reservados para preservá-los. Na escola, com certeza você já ouviu falar do Humanismo, Classicismo, Barroco, entre outros movimentos, que fizeram da literatura de hoje graças a sua evolução nos séculos passados. 
Esta matéria é ideal para você que está época de vestibular. Não perca tempo e, acesse agora Literatura Mundial, clicando no ícone destacado. Você será direcionado automaticamente para a página da matéria.

3º CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL: REVOLUÇÃO DE 1930


A Revolução de 1930, foi uma das primeiras que culminaram derrubando presidentes, sob ordem política-militar. Na década de 30, quando eclodiu o ápice do movimento, quem governava o país era Washington Luis, acabando assim, com a antiga República Velha. Após o ocorrido, Getúlio Vargas assume o poder da nação brasileira. Em sua nova era, conhecida popularmente como "Era de Vargas". Começava então, uma série mudanças comandadas pelo novo presidente, que dentre muitas conquistas, implantou o direito a carteira de trabalho para trabalhador assalariado, e a medida que impunha o salário mínimo a todos que trabalhavam formalmente. 
Para saber mais, acesse agora Revolução de 1930Você será direcionado automaticamente para a página da matéria.

4º CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE: O CONHECIMENTO É PODER


Angelina Jolie sempre foi ícone para as mulheres. É considerada uma das mulheres mais lindas do mundo. Casada com Brad Pitt, com quem formou família e tem cinco filhos. Três biológicos, e os outros adotados. Assim como seus filmes, na maioria elitizantes devido a ação impulsiva, como Tomb Raider, onde Angelina fez várias sequências, aonde destacou-se muito. Entretanto, como nem tudo é flores na vida, Angelina tomou este ano uma decisão importante em sua vida. Após a morte da mãe em 2007, Angelina que é portadora de uma mutação genética, que se não for tratada a tempo, pode ser fatal. Com 85% de chances de desenvolver um tumor cancerígeno, como sua mãe, avó e tia, a atriz de 39 anos decidiu que teria de tomar uma decisão, para que suas chances despenquem ou até mesmo, suma. Angelina submeteu-se a retirada das trompas e do ovário. Apesar de ter começado este procedimento a 3 anos atrás, Angelina anunciou no começo do ano a finalização das várias cirurgias que teve de submeter. O tratamento será longo, mas segundo a atriz, será proveitoso, e sem dúvida, irá trazer menos preocupação a sua vida. As fãs apesar de achar a decisão da atriz um tanto radical, apoiaram a decisão da mesma.
Confira a matéria completa em O conhecimento é tudoVocê será direcionado automaticamente para a página da matéria.

5º CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA HISTÓRIA: O INFERNO ATÔMICO



Há 70 anos, os Estados Unidos a fim de ganhar a Segunda Guerra Mundial sobre o Japão, lançava a pior arma de todos os tempos sobre Hiroshima e Nagasaki: a bomba Little Boy. Com a guerra ainda permanente entre os americanos e japoneses, os militares norte-americanos decidiram que o lugar perfeito para inaugurar sua mais nova arma, não teria sido melhor. Afinal, a rivalidade entre os dois países já tinha cessado milhares de vidas. Apesar de remotas, os Estados Unidos decidira que não iria perder o conflito para o país asiático. E assim, sob os olhos de milhares de pessoas, jogou-a no dia 06 de agosto de 1945, a primeira bomba. Matando todos instantaneamente, que estavam ao redor do local de colisão. Sem ter a confirmação de rendição dos japoneses, três dias depois joga outra bomba. Desta vez, o alvo é Nagasaki. Pouco restou das cidades destruídas. O que ficou marcado, foi as lembranças de quem um dia viu a morte de tantas pessoas queridas. Lembranças ruins do dia em que os japoneses jamais esqueceram e que, nesta semana resolveram lembrar as vítimas dos atentados. Acenderam milhares de lanternas e na hora exata do bombardeio, fizeram um minuto de silêncio.
Saiba mais em O inferno atômicoVocê será direcionado automaticamente para a página da matéria.

6º CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA EDUCAÇÃO: EDUCAR PARA RESOLVER PROBLEMAS, E NÃO PARA DAR RESPOSTAS



Na tese do educador Julio Furtado, podemos perceber que atualmente, a educação por parte dos professores precisa de uma mudança. Segundo Julio, não basta somente conteúdo. O mais importante é cumprir o papel de educador que ensina, não formula as respostas para os alunos. 
Para saber mais, acesse Educar para resolver problemas, e não para dar respostasVocê será direcionado automaticamente para a página da matéria.

7º CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL: LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA


Assim como a Literatura Mundial, a Literatura em Língua Portuguesa também e complexa, e dividida em períodos de acordo com as obras criadas. Na Língua Portuguesa, o começo aconteceu no século XII com o Trovadorismo. O principal ícone daquele momento era Cantiga de Garvaia. No Brasil, tivemos grandes nomes na literatura passada, dentre eles Machado de Assis e Monteiro Lobato. O português Fernando Pessoa, também foi de grande importância.
Para conhecer os períodos literários, acesse Literatura em Língua Portuguesa.

8º CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL: TRANSTORNOS MENTAIS


Sabemos que hoje, as doenças cerebrais estão muito presentes na vida da sociedade. Desde depressões ao transtorno obsessivo-compulsivo. Independente de características físicas ou classes sociais, estas estão cada vez mais presente na vida da população mundial, inclusive no Brasil, aonde já tem centros especializados para tratamento, no caso o CAP'S. Mas como pode ser observado nos gráficos da matéria, a procura de pacientes com algum tipo de transtorno mental, vem aumentando significativamente. Por isso, é importante o conhecê-los, e assim que for diagnosticado, o tratamento deve ser feito o mais breve possível. Isto evitará preocupações e consequências mais sérias.
Acesse Transtornos Mentais, e veja na íntegra sobre cada uma destas doenças. Além de gráficos explicativos.

Dados baseados na visualização do blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 09 à 15 de agosto de 2015.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog