CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes. Informamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como o nome de seus respectivos autores.


"BIOTECNOLOGIA"


"É a aplicação das descobertas da área das ciências da vida na indústria. Num sentido mais amplo, a biotecnologia existe desde que o homem aprendeu a cruzar diferentes variedades de plantas em busca de maior produtividade na lavoura. Mas o termo biotecnologia refere-se fundamentalmente à manipulação do material genético de um organismo pela engenharia genética.

O setor apresenta uma série de avanços a partir da década de 1970, com o desenvolvimento de técnicas e métodos de recombinação do DNA. No ano de 1973, os bioquímicos norte-americanos Stanley Cohen e Hebert Boyer conseguem o primeiro grande feito na área, introduzindo um DNA modificado na bactéria Escherichia coli, que depois se reproduziu passando para as gerações posteriores esse DNA inserido. Com a técnica, são criadas bactérias capazes de sintetizar substâncias que vão de insulina ao hormônio do crescimento.

Em 2010, o bioquímico norte-americano John Craig Venter vai ainda mais longe e anuncia a criação da primeira célula sintética. Um DNA desenvolvido por um software de computador foi inserido na célula de uma bactéria que tivera seu DNA totalmente extraído. Mesmo contendo o DNA produzido artificialmente, a bactéria se reproduziu, gerando uma colônia de células sintéticas.

A engenharia genética está na base também da origem da terapia gênica, que busca curar doenças por meio da manipulação dos genes humanos. Tem como alvo principal a cura de doenças hereditárias, causadas por defeitos genéticos. Na agricultura, a biotecnologia volta-se para a manipulação dos genes das plantas e animais, para aumentar sua resistência a doenças ou melhorar alguma característica desejável, visando ao aumento da produtividade. Os alimentos produzidos de plantas geneticamente modificadas são chamados de alimentos transgênicos. Muitos cientistas temem que, no processo biotecnológico de inserção de genes alienígenas num DNA natural, possa ocorrer a transmissão acidental de algum fator que acabe sendo prejudicial à saúde humana. Além disso, os ambientalistas advertem que os transgênicos podem afetar a biodiversidade nas áreas onde são cultivados."

Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL (Acesso: 13/09/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog