CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO ALMANAQUE ABRIL

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Almanaque Abril. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. As informações são exclusivas para assinantes. Informamos que as informações são reservadas exclusivamente ao site Almanaque Abril, por isso destacamos seus autores. Toda divulgação deve conter as informações do conteúdo original, assim como o nome de seus respectivos autores.



"II GUERRA MUNDIAL - O MAIS SANGRENTO CONFLITO DA HISTÓRIA"


Por: AFD

"Conflito militar global, a II Guerra Mundial envolve países de todos os continentes e dura de 1939 a 1945. Resulta do choque de interesses entre as nações após o fim da I Guerra Mundial e das pretensões da Alemanha de ampliar seu poderio na Europa e no mundo. Termina com a destruição do III Reich, de Adolf Hitler, o declínio das nações da Europa e a emergência de duas superpotências mundiais, EUA e URSS, protagonistas no período da Guerra Fria (1949 - 1991). Os mortos na guerra são estimados em quase 50 milhões, a maioria civis. Nos campos de trabalho forçado, concentração e extermínio são mortos 6 milhões de judeus e 4 milhões de comunistas, homossexuais, eslavos, ciganos e portadores de deficiências, em um dos maiores genocídios da história."

ANTECEDENTES

"A derrota da Alemanha na I Guerra Mundial favorece a ascenderão do nazismo ao poder, em 1933. As potências ocidentais permitem o crescimento nazista para bloquear a influência da URSS e do comunismo na Europa. Em 1935, a Alemanha reinicia a produção de armamentos e restabelece o serviço ,militar obrigatório, em desrespeito ao Tratado de Versalhes, feito no fim da I Guerra. Um ano depois, ocupa a Renânia e dá início a uma ofensiva diplomática forjando alianças. Oferece ajuda econômica à Itália fascista e apoia Francisco Franco na Guerra Civil Espanhola. Assina com o Japão um pacto contra a URSS, em 1936.

Em 1938, domina a Áustria com apoio da população e do governo. Depois, com a condição de não invadir a Polônia, recebe o aval da França e Grã-Bretanha para incorporar os Sudetos,  região da Tchecoslováquia habitada por alemães. Hitler aproveita ainda as desconfianças da URSS em relação às potências capitalistas para assinar um acordo de não agressão com o líder soviético Josef Stalin: o Pacto Germânico-Soviético, de 23 de agosto de 1939. Abre-se, assim, para Hitler, o caminho a leste para atacar a Polônia. Ele pretende recuperar a zona do Corredor Polonês, que une a Alemanha à Prússia Ocidental (parte da atual Polônia e da Federação Russa (Kaliningrado)."

OFENSIVA ALEMÃ

"As tropas alemãs invadem a Polônia em 1º de setembro de 1939 e empreendem uma ofensiva-relâmpago (blitzkrieg). É estabelecido um governo nazista, e inicia-se a perseguição às minorias. O Reino Unido comprometido com a defesa polonesa, e a França, aliada inglesa, declaram guerra à Alemanha. Começa a II Guerra Mundial. Em seguida, Hitler ocupa a Dinamarca, a Noruega, a Holanda (Países Baixos) e a Bélgica.

Com a retirada de Dunquerque, cidade francesa na beira do Canal da Mancha, o Exército belgo-anglo-francês sofre a primeira grande derrota. Em junho de 1940, Hitler submete metade do território francês à ocupação das forças nazistas. Após a tomada de Paris e a assinatura pelo governo francês do armistício com os alemães, o subsecretário de Defesa Nacional Francesa, o general Charles de Gaulle, exila-se no Reino Unido e passa a dirigir a Resistência Francesa.

Em setembro de 1940, o Eixo, pacto entre a Alemanha, Itália e Japão, é formalizado, estabelecendo o apoio mútuo entre os países em caso de ataques por potências ainda não envolvida na guerra, no caso os Estados Unidos. Londres é bombardeada pelos alemães, que também ameaçam o domínio inglês no Egito.

Hitler reorienta sua máquina de guerra para o Leste Europeu, e o território da União Soviética é invadido, sem uma declaração formal de guerra, em 22 de junho de 1941. Nesse momento, a Alemanha já dominava vários países do Leste Europeu, como a Romênia, Bulgária e Hungria, além de Iugoslávia e Grécia. Mas o Exército soviético avança, em contra-ataque, sobre os países-satélites da Alemanha, agora lutando em duas frentes de guerra."

ATAQUE JAPONÊS

"Os japoneses precipitaram a entrada dos EUA na guerra ao bombardear, em 7 de dezembro de 1941, a base naval de Pearl Harbor, no Havaí. Definem-se, assim, as duas facções em conflito. De um lado, os países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e, de outro, os Aliados (França, Reino Unido, EUA, URSS e China).

Em 1942 e 1943, a Marinha anglo-americana elimina submarinos alemães no Atlântico, enquanto a aviação ainda intensifica o bombardeio à Alemanha. No leste, o Exército alemão sofre uma derrota decisiva na Batalha de Stalingrado (atual Volgogrado), no sul da URSS, em janeiro de 1943. No norte da África, o Exército alemão rende-se em maio de 1943. Os Aliados desembarca na Sicília e invadem a Itália. No ano seguinte, o Exército soviético alcança vitórias na Romênia, na Bulgária e na Iugoslávia, enquanto a Albânia e a Grécia expulsam os alemães."

DIA D

"Em 6 de junho de 1944, o Dia D, acontece o desembarque de 155 mil soldados aliados em Caen, na Normandia francesa, operação aeronaval considerada a maior da história. Envolve mais de 1,2 mil navios de guerra e mil aviões. No mesmo ano, o Brasil (que havia declarado guerra aos países do Eixo em 1942) envia tropas para lutar na Itália. Paris torna-se livre em 25 de agosto. Os soviéticos libertam a Polônia e, em 2 de maio de 1945, ocupam a capital, Berlim. Cinco dias depois, a Alemanha se rende."

GUERRA NO PACÍFICO

"Na luta contra os japoneses, os Aliados obtêm vantagem após a vitória nas batalhas navais de Midway e do Mar de Coral, em 1942. No início de 1945, tropas norte-americanas, britânicas e chinesas recuperam as Filipinas. Em 19 de fevereiro ocorre o primeiro desembarque norte-americano em território japonês, na ilha de Iwo Jima.

A primeira bomba atômica é lançada pelos norte-americanos sobre a cidade japonesa de Hiroshima, em 6 de agosto de 1945, e mata 100 mil pessoas. Três dias depois, outra bomba é jogada em Nagasaki, causando 70 mil mortes. A partir de 8 de agosto, tropas soviéticas expulsam os japoneses da Manchúria e da Coreia. Em 2 de setembro de 1945, o Japão rende-se ao Exército dos Estados Unidos. É o fim da II Guerra Mundial."

TRATADOS

"Em fevereiro de 1945, na Conferência de Yalta, os EUA, o Reino Unido e a URSS já haviam se reunido para remontar o mapa geopolítico do mundo: os soviéticos anexam os Estados báticos (Letônia, Lituânia e Estônia) e o leste da Polônia. Em julho, na Conferência de Potsdam, na Alemanha, tinham determinado, entre outras medidas, a dissolução de todos os órgãos e associações nazistas, o desarmamento alemão e a divisão do país em quatro zonas de ocupação militar: soviética, norte-americana, francesa e britânica. A Alemanha é separada da Áustria, obrigada a devolver os territórios tomados da Tchecoslováquia, a entregar Dantzig, atual Gdansk, à Polônia e a reconhecer a divisão da Prússia Oriental entre URSS e Polônia.

Em 24 de outubro de 1945, com o objetivo de manter a paz e promover o desenvolvimento das nações, nasce formalmente a Organização das Nações Unidas (ONU)."

 Informações retiradas do site ALMANAQUE ABRIL (Acesso: 26/08/2015)
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog