RETROSPECTIVA DA SEMANA CONHECIMENTO CEREBRAL: SEGUNDA SEMANA DE SETEMBRO


Nesta semana você acompanhou várias matérias sobre os mais diversos assuntos. Agora, convido-os a conhecer a Retrospectiva da Semana Conhecimento Cerebral: Segunda Semana de Setembro, que traz os destaques da semana no blogger. Tudo para te deixar bem informado de tudo o que aconteceu na semana passada. Veja abaixo, as mais lidas, e seus respectivos resumos:

1º O MAUSOLÉU DA PAZ


A imagem que você vê acima, é do pequeno Aylan Shenu, de 3 aninhos, que foi levado pelas águas do oceano até ser encontrado à beira da praia por um bombeiro. Aylan já estava sem vida. No bote onde estava o garoto, também haviam sua mãe e irmão mais velho, de 5 anos, que também faleceram, além de seu pai Abdullah, o único sobrevivente. A família seguia rumo à Ilha de Cos, na Grécia. Entretanto, devido a situação precária no qual o pequeno barco estava, o mesmo não aguentou a travessia, e virou antes de chegar ao destino. O homem que os conduzia fugiu cerca de uma hora antes do barco afundar, como conta o pai do garoto. A família vivia na Síria, atual país aonde a Guerra Civil toma conta de todo território, obrigando dezenas de famílias a sair desesperadamente para proteger-se das crueldades impostas pelos grupos de poder. Assim, arriscam-se com traficantes humanos, para que os leve para um lugar seguro aonde possam recomeçar suas vidas. Pelo menos, até que o confronto termine. O principal destino destes imigrantes, são os países da Europa, dentre eles, Grécia, Itália, Alemanha e Espanha. Alguns, ainda cogitam a possibilidade de ir ainda mais longe, como nos países americanos, Canadá e Estados Unidos. A família de Abdullah, era uma delas. Queriam ir para o Canadá. A entrada na Grécia, era apenas temporária. Todavia, como podemos notar, o sonho deles foi interrompido severamente. E o pai, agora sozinho, já não sabe mais o que fazer. O corpo do pequeno Aylan, junto a dos outros mortos da família, foi transportado até a Síria, aonde viviam.
Leia a matéria completa em "O Mausoléu da Paz".

2º "WALTER RUSSELI MEAD DIZ "O BRASIL VAI TRANSFORMAR SEU POTENCIAL EM REALIDADE"


Walter Russeli Mead é analista político e professor de política externa, pela Universidade de Yale. Em entrevista para a revista ÉPOCA, ele falou sobre os erros cometidos pelo Brasil para que o mesmo se encontrasse na atual crise financeira. Entretanto, ressaltou que esta não será o fim da nação, e por isso, o país tem de tudo para sair melhor do que entrou na crise. Comentou também sobre a provável crise econômica da China, sobre a forma de governo de Barack Obama, sobre as guerras do Oriente Médio, dentre elas, a da atual Síria, que vem chamando a atenção do mundo.

3º "FOTOSSÍNTESE EM VOLTS"


Você já pensou em carregar a bateria de seu celular na plantinha ao lado? Se você acha essa ideia maluca, acredite, ela já existe. Especialistas da Universidade de Cambridge analisam a possibilidade de obter energia sustentável a partir do processo natural dos seres vivos, neste caso, das plantas. A ideia que ainda está em teste, já obteve resultados positivos, já que em um teste, os pesquisadores conseguiram carregar o aparelho usando somente fotossíntese e bactérias, que em processo contínuo, consegue gerar volts, ainda pequenos, mas que mostram que as pesquisas poderão ter ótimos resultados muito em breve.
Leia a matéria completa em "Fotossíntese em Volts".

4º DOSSIÊ CRIMES: "UM CRIME PARA A HISTÓRIA"


John F. Kennedy era para muitos americanos, um excelente presidente. Tinha memoráveis conquistas ao longo de seu governo e por isso, encaminhava-se para a reeleição. No entanto, algo iria mudar em seus planos. No dia 22 de novembro de 1953, entre o sol forte e 150 mil pessoas, John foi alvejado por sucessivos tiros, que entre muito ferimento, causaram-lhe uma perfuração no crânio, aonde parte da massa cerebral caía sobre o asfalto. Sua mulher Jacqueline Kennedy horrorizada pela cena, abaixava-se para tentar pegar o que havia sido tirado de seu marido. A morte de John F. Kennedy foi oficialmente confirmada no hospital. O caso ganhou repercussão, e até hoje, cogita-se novas informações sobre o caso.
Leia a matéria completa no especial DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS, "UM CRIME PARA A HISTÓRIA".

5º SONHO HIPERSÔNICO



A Airbus, responsável pela criação do Concorde - avião supersônico aposentado em 2003 -, já cogita o lançamento de uma aeronave com tecnologia de ponta, capaz de voar a 5.500 km/h, algo parecido com ir de Paris à Tóquio em apenas 3 horas. Hoje, um avião comum, demora cerca de 12 horas para fazer o mesmo percurso. No entanto, a empresa informa que não quer ressuscitar o antigo modelo, já que um dos motivos de sua aposentadoria antecipada seria os altos custos de operação.
Leia a matéria completa em "Sonho Hipersônico".

6º "O MUNDO CABE NA SALA DE AULA"


Muitos desconhecem, mas o Brasil já abriga muitos estrangeiros no país, principalmente aqueles ainda crianças ou adolescentes, que buscam formação no país. É o caso de Belal Mahmoud Saleem, de 6 anos, que veio do território palestino com seus pais. Hoje, o garoto estuda em uma escola estadual no estado de São Paulo. Sabendo disso, não é difícil compreender que através da vinda destas pessoas, é necessário antes de mais nada adaptação e respeito. E é através da escola, que professores e funcionários buscam integrar os alunos sobre as diferenças, e como adaptar-se e aprender com elas.
 Leia a matéria completa em "O Mundo Cabe na Sala de Aula".

Dados baseados na visualização do Blogger Conhecimento Cerebral. Pesquisa feita entre 06 a 12 de setembro de 2015.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog