JOSÉ RAMOS-HORTA DIZ "ACHO QUE OS JOVENS DEVEM TER FALHADO"





Na edição deste mês, setembro/2015, a colunista Inês Alberti, da revista GALILEU, entrevistou o ex-presidente do Timor-Leste, José Ramos-Horta, que ganhou o prêmio Nobel da Paz, e estava em Portugal para um encontro com jovens daquele local. José Ramos-Horta fala sobre as crises, principalmente do Brasil, além de expor sua opinião sobre a forma com que os jovens estão tentando reivindicar seus direitos como cidadão. A entrevista completa você confere a seguir. Os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU, e a divulgação prioriza apenas, compartilhar as informações, garantindo acesso ao conhecimento para o público em geral. O Conhecimento Cerebral respeita qualquer tipo de opinião e por isso, não é a favor de qualquer tipo de plágio. Ainda incentivamos o apoio a qualquer veículo de comunicação, que trabalhe e priorize a elaboração de informações úteis e verdadeiras.



Por: Inês Alberti, de Cascais

"Antes de me cumprimentar, José Ramos-Horta, prêmio Nobel da Paz, esfrega as mãos o açúcar em pó do pastel de nata que estava petiscando até ser interrompido pela minha chegada. Aos 65 anos, ele me recebe simpático e bem-disposto no litoral de Portugal, onde participa de um encontro com jovens locais. Ramos-Horta ficou conhecido no mundo todo há 40 anos, quando levou suas ideias de liberdade e independência à sede da ONU, em Nova York. tornando-se o diplomata mais novo da história. Três dias mais tarde, seu país, o Timor-Leste - libertado havia poucos colonizadores portugueses - foi ocupado pela Indonésia. Depois disso, Ramos-Horta passou 25 anos exilado, e em 1996 recebeu o prêmio Nobel da Paz por seu esforço para encontrar uma solução justa e pacífica para o conflito no Timor-Leste. Em 2007 ele foi finalmente eleito presidente do país asiático, e enquanto ainda estava no cargo fez 'muito lobby' para que o Brasil fosse escolhido como sede das Olimpíadas de 2016. GALILEU conversou com o estadista sobre a atuação das grandes potências nos conflitos mundiais e o papel dos jovens na sociedade."

Inês Alberti:  "Atualmente o Brasil vive uma grande crise econômica. Qual é sua opinião sobre a situação do país?"
José Ramos-Horta: "Não sou especialista, mas conheço o Brasil. Fiz um lobby intenso para que o Rio de Janeiro fosse anfitrião dos jogos Olímpicos. Fui a Copenhague (onde aconteceu a votação para a sede do evento) e me esforcei bastante para ganhar votos para o Brasil. Inclusive recebi cartas do presidente Lula me agradecendo. Crises todos os países atravessam. O Brasil é riquíssimo, dinâmico, e acredito que essa fase vai ser superada, como já foram outras crises, inclusive mudando a moeda tantas vezes para controlar a inflação. Vejo com tristeza as dificuldades que o Brasil enfrenta, mas a situação é diferente. Antigamente, o país não tinha qualquer reserva. Hoje tem US$200 bilhões. Ao mesmo tempo, com muita coragem o governo começa a fazer cortes. O problema é que esses cortes estão afetando justamente os mais pobres. Os ricos continuam ricos, e os pobres é que estão pagando a fatura."

Inês Alberti:  "O que o preocupa mais no mundo?"
José Ramos-Horta: "Uma coisa que me preocupa muito é a evolução da situação no Oriente Médio - Iraque, Síria, Líbia. A proliferação de armas, os milhões de jovens que testemunham a violência todos os dias e o impacto que isso vai ter em suas vidas, no que vão ser. Provavelmente se tornarão pessoas muito rancorosas, tentadas a cair no extremismo, apelarão para a violência para vingar a morte dos pais, dos irmãos...Isso tem impacto também nas comunidades muçulmanas na Europa. A esmagadora maioria dos muçulmanos que moram na Europa é formada por pessoas intimamente ligadas aos valores da humanidade. Podem sentir-se discriminados mas resistem ao ódio e à violência. Contudo há pequenos grupos que não estão dispostos a ouvir discursos sobre tolerância quando, no dia a dia, são vítimas de exclusão e descriminalização nos bairros pobres da França e da Inglaterra, por exemplo."

Inês Alberti:  "E qual é a solução?"
José Ramos-Horta: "A solução seria a longo prazo. A Europa, os Estados Unidos, o Japão e a China podia juntar os esforços e lançar uma espécie de plano Marshall para os países pobres africanos, de onde vêm as pessoas que buscam uma vida melhor na Europa. Os Estados Unidos, em vez de gastarem milhões em apoio aos refugiados, deveriam financiar um plano para o desenvolvimento dessas regiões, a fim de diminuir o êxodo desorganizado de refugiados para a Europa."

 Inês Alberti:  "Há uma imobilidade das grandes potências, muita conversa mas poucos resultados práticos?"
José Ramos-Horta: "É quase um diálogo de surdos. Não de mudos porque falam muito, mas surdos porque não ouvem uns aos outros. Além disso, o diálogo acontece só entra as elites - quem está nos bairros, nas comunidades nem tem noção de que esses encontros de líderes acontece."


 Inês Alberti:  "Em 1975, com apenas 25 anos, o senhor foi à sede da ONU discursar pela liberdade do seu país. Hoje está aqui participando de encontro com jovens. Acha que os jovens de hoje têm capacidade de fazer mais pelo mundo do que as gerações anteriores?"
José Ramos-Horta: "Já participei de várias conferências dedicadas aos jovens que tinham como lema algo na linha 'o futuro é de vocês'. Essas conferências acontecem a cada dez anos, e a verdade é que o mundo não melhora muito. Acho que os jovens devem ter falhado. Quando o futuro chega, eles fazem os mesmos que seus pais: vão para Wall Street ganhar muito dinheiro e pouco fazem pelo resto do mundo. O problema não é quando são jovens, é quando chegam aos 30 e esquecem as ideias do passado. Não sou romântico o suficiente para dizer que daqui a 20 anos o mundo será melhor, Prefiro ir lá ver."


A entrevista acima foi retirada da revista GALILEU, nº 290, págs. 18 e 20. Setembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog