CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE

A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Guia do Estudante. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. O conteúdo disponibilizado é reservado exclusivamente ao site Guia do Estudante, por isso, não deve ser copiado e divulgado sem as informações originais.


"APRENDA A FAZER A REDAÇÃO DO ENEM PASSO A PASSO"
"Fazer um rascunho é essencial para se dar bem na prova"


Por: Carolina Vellei

"O formato de redação escolhido por grande parte dos vestibulares, inclusive Enem, é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual possibilita que o estudante construa uma tese inicial e a defenda diferentes pontos de vista do texto. Separamos aqui algumas dicas para você construir um bom texto. Confira!

1º) Veja o tema de redação e faça uma leitura cuidadosa da prova - Essa é a principal dica e vai influenciar todo o seu desempenho. Leia e releia a proposta e os textos de apoio. Dê uma lida também nas questões da prova. Pode ser que alguma informação ajude no tema da redação. Atenção: essa etapa é essencial para que você não fuja do tema.

2º) Elabore o projeto de texto e escolha uma tese - Esse é  o momento em que você deve escolher a sua abordagem e os argumentos que usará para defender sua tese. Separe as ideias principais sobre o assunto em um rascunho. Na tese, escolha um tema que você domine para argumentar e expor o seu ponto de vista.

3º) Faça a primeira versão do texto - Nessa etapa do rascunho, preocupe-se com o conteúdo e não com a gramática. Foque sua atenção para organizar os argumentos da melhor forma. As ideias devem fazer sentido e devem estar ligadas em si. Um texto bem amarrado valoriza a sua argumentação e fará com que o corretor não se sinta confuso ao lê-lo.

LEMBRE-SE DA ESTRUTURA BÁSICA DA DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA

INTRODUÇÃO - Apresente o tema e o recorte que você fará dele. Evite fazer rodeios. É recomendável que a tese seja exposta para direcionar a leitura e mostrar sua linha de raciocínio. Lembre-se de que na dissertação seus argumentos devem ser usados para convencer quem estiver lendo.
DESENVOLVIMENTO - Defenda sua tese apresentando ideias que a justifiquem, de forma consistente, e apresente seus argumentos. Essa parte é importante, por isso coloque tudo da forma mais clara possível para que o leitor compreenda seu ponto de vista. Para deixar organizado, uma dica é reservar um parágrafo para cada argumento, analisando todos os aspectos que você quer abordar.
CONCLUSÃO - Retome as ideias da introdução, junto com os principais argumentos que a justificam para confirmar a tese e encerrar o debate. Diferente das outras redações, no Enem é nessa parte que você deve propor a solução ao problema, a partir dos pontos já levantados durante sua redação.

4º) Revise seu texto - Agora é hora de corrigir a gramática e encontrar outros errinhos na sua redação. Caso na grafia de uma palavra, tente substituir por outra expressão. Preste atenção se existe alguma frase sem sentido perdida pelo texto e avalie se há coerência entre as ideias.

5º) Passe o texto a limpo - Finalmente, essa é a última etapa da redação. Por isso a importância de preparar seu texto em um rascunho. Respeite o limite de linhas e não coloque informações fora da área de correção. 

Pronto! Agora é só entregar a prova e esperar pelo resultado."

Consultoria: Eclícia Pereira, professora de redação do cursinho da Poli e GUIA DO ESTUDANTE Redação Vestibular 2012.

Informações retiradas do site GUIA DO ESTUDANTE, 26/09/2013 (Acesso: 26/10/2015)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog