DOSSIÊ DA VINCI: TODAS AS FACES DO GÊNIO


É difícil encontrar alguém que não conheça ou não tenha estudado sobre Leonardo DA VINCI, o gênio renascentista que até hoje, gera dúvidas e perguntas nunca solucionadas. A capacidade do mestre criador da Mona Lisa, vai muito além que um simples pintor. Ao contrário do que muitos pensam, DA VINCI foi muito além de seu tempo. É criador de muitas obras, sejam elas pinturas, esculturas ou mesmo, objetos, que iam muito além do permitido no tempo em que viveu. Realmente, com tantas qualidades, era difícil decifrar quais ele tinha mais habilidade. Então, convido-os a conhecer melhor sobre o ícone DA VINCI: TODAS AS FACES DO GÊNIO, a nova série de matérias que serão publicadas no blogger Conhecimento Cerebral. As matérias serão divididas por capítulos. Os textos pertencem à revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de setembro de 2015.


1) VIDA E OBRA
O MAIOR CURIOSO DA HISTÓRIA


ÍCONE DO RENASCIMENTO. Gênio dos gênios. O mais completo dos homens. Você já deve ter visto dezenas ou centenas de vezes essas e outras qualificações atribuídas a Leonardo da Vinci (1453-1519). Ainda que muita besteira já tenha sido dita e escrita por ele ao longo da história, essas atribuições nada têm de exageradas - Da Vinci realmente fez por merecê-las. O sujeito era brilhante em praticamente tudo aquilo que se metia a fazer. Foi pintor, escultor, arquiteto, anatomista, engenheiro, botânico, zoólogo, geólogo, físico, poeta, músico, inventor, cozinheiro...A lista quase não tem fim. Seus talentos eram tantos e tamanhos que ele transitava entre a arte e a ciência com assombrosa facilidade. Parecia, enfim, ser aquele tipo de gente que sabe tudo sobre todos os assuntos.

Engana-se, porém, quem imagina que essa genialidade toda tenha vindo do berço. Filho ilegítimo de uma camponesa pobre com um mero tabelião, Da Vinci jamais frequentou a universidade. Era o que os esnobes da época chamavam de uomo senza lettere, ou um 'homem sem letras'. Acredita-se, inclusive, que essa condição tenha incutido nele um profundo sentimento de inferioridade. O complexo talvez nunca tenha sido superado. Mas é fato que a inteligência fora do normal de Leonardo da Vinci ajudou bastante a contornar o problema. O renascentista estudou grego e latim por conta própria. Debruçou-se tanto quanto pôde sobre o conhecimento acadêmico existente àquela altura. E produziu alucinadamente. É o autodidata mais notável de que se tem notícia.

Não foi por acaso que o célebre historiador britânico Kenneth Clark, autor de biografias de Da Vinci, resolveu apelidá-lo de 'o maior curioso da história'. Leonardo foi o mais revolucionário dos renascentistas - o único capaz, por assim dizer, de elaborar uma teoria genial do mundo. Os especialistas costumam apontá-lo como representantes máximo da Alta Renascença (período correspondente ao ápice do Renascimento italiano, entre os anos de 1450 e 1527). Sua vida e sua obra são dois pontos muito fora da curva, até para os gênios. Estão dadas à eternidade.

A SAGA DE LEONARDO
Contemporâneo de figuras como Colombo, Maquiavel, Copérnico e Michelangelo, ele morreu cedo, aos 67 anos. Mas sua trajetória deixou marcas indeléveis na história da arte e da ciência
texto Maurício Manuel e Carol Castro

LEGENDA

LEONARDO DA VINCI
ARTES, CIÊNCIAS E TÉCNICAS
POLÍTICA E SOCIEDADE

Pré-Renascença
A INFÂNCIA DE DA VINCI



1420 
CATEDRAL DE FLORENÇA
O escultor e arquiteto italiano Filippo Brunnelleschi se revela um gênio matemático ao resolver o problema de construção da cúpula da catedral de Florença. Ela tem 35,5 metros de diâmetro e é construída sem arcos de sustentação.

1420
FAMÍLIA MEDICI
Com a volta de Cosme de Medici para a cidade de Florença, depois de permanecer um ano no exílio, tem início a longa dominação política da família.

1444
REVOLUÇÃO PICTOGRÁFICA
Piero della Francesca codifica a perspectiva linear na pintura A Flagelação de Cristo. A representação do mundo, aos poucos, passa a ser organizada a partir do homem.

1445
NAVEGAÇÕES
Os portugueses exploram a costa ocidental da África. Eles trazem de lá boa quantidade de ouro e especiarias, além dos primeiros escravos.

1450
FAMÍLIA SFORZA
Francesco Sforza vira o primeiro duque de Milão. Sua família reinará até 1535. Um dos descendentes, Ludovico, será um dos principais mecenas de Da Vinci.

1452
PRIMEIRO LIVRO IMPRESSO
Johannes Gutenberg inventa a impressão tipográfica. O primeiro livro produzido em série é a Bíblia. Ideias e conhecimento passam a se propagar com rapidez sem precedentes.

1452
FILHO ILEGÍTIMO
Leonardo nasce em Anchiano, na comuna de Vinci, dentro do território dominado, à época, por Florença. Filho ilegítimo do tabelião Ser Pierro e da camponesa Caterina, é criado pelo avô.

1453
TOMADA DE CONSTANTINOPLA
Com a conquista da cidade pelos turcos otomanos, muitos intelectuais que lá estavam estabelecidos se refugiam na Itália e contribuem para a disseminação do humanismo na Europa.

1453
GUERRA DOS CEM ANOS
A paz assinada entre França e Inglaterra conduz ao início de uma nova era. É o Renascimento, marcado pela consolidação do Estado e da identidade nacional.

1458
DIFUSÃO DO HUMANISMO
Eleito rei da Hungria, Matia Corvino combate a Áustria e os turcos para proteger a independência do país. Humanista, ele acolhe artistas vindo da Itália, funda uma universidade e cria uma biblioteca.

1460
MAPAS MARÍTIMOS
O infante português D. Henrique cria a Casa da Guiné, responsável por elaborar mapas hidrográficos. Vinte anos mais tarde, o rei João 2º fundará uma comissão de astronomia para calcular latitudes.

Renascença
DA VINCI ENTRE OS 13 E OS 37 ANOS



1465
APRENDIZADO EM FLORENÇA
Da Vinci é admitido no ateliê de Andrea del Verrocchio, um dos artistas mais reputados da cidade. Lá, ele aprende técnicas de desenho, pintura e escultura.

1470
PASSOS INICIAIS
Como aprendiz, Leonardo se encarrega de pintar certas partes dos quadros de Verrocchio. Na obra Tobias e o Anjo, são dele o cãozinho, o peixe e a vegetação.

1472
ESTREIA COMO AUTOR
O nome de Leonardo da Vinci é incluído no registro da Guilda de São Lucas, uma espécie de sindicato dos pintores florentinos. O Vale do Armo, de 1473, é o primeiro desenho atribuído ao artista.

1475
TRATADO DE MECÂNICA
O italiano Francesco di Giorgio descreve em seus estudos máquinas complexas e desconhecidas até então. O uso de biela e manivela se tornará recorrente.

1476
CASO DE POLÍCIA
Da Vinci é denunciado por sodomia junto com outros alunos do ateliê de Verrocchio. Mas a acusação não segue adiante por falta de provas.

1478
ENCOMENDA
Um retábulo para a capela do Palazzo Vecchio, em Florença, é o primeiro trabalho que Da Vinci executa como artista contratado.

1478 
DESENHOS TÉCNICOS
O renascentista começa a registrar seus estudos em cadernos de anotações, nos quais escreve de trás para frente e eventualmente usa linguagem em código. Os desenhos que acompanham os textos são fenomenais.

1479
PENA DE MORTE
Da Vinci desenha um homem enforcado por alusão a Bernardo Barocelli, condenado à morte pelo assassinato do político Giuliano de Medici (irmão de Lorenzo de Medici, o todo-poderoso governante da República de Florença).

1481
OBRA INACABADA
O quadro A Adoração dos Magos, encomendado a Leonardo da Vinci pelos monges do Convento de São Donato, não é concluído no prazo combinado e os religiosos interrompem os pagamentos.

1482
IDA PARA MILÃO
Da Vinci endereça uma carta ao duque milanês Ludovico Sforza oferecendo seus serviços como engenheiro. A oferta é aceita e ele troca Florença pelo Ducado de Milão.

1482
VIRGEM DAS ROCHAS
Nessa pintura, o artista emprega técnicas inéditas que irão revolucionar as artes plásticas. Os contornos das personagens se fundem com a passagem, mas o olhar sobre a natureza é realista.

1485
PESTE 
O aumento das populações urbanas favorece a disseminação de epidemias, levando Da Vinci a pensar sobre o planejamento das grandes cidades.

1485
TECIDOS
Produtos de uma indústria em pleno desenvolvimento, eles passam a refletir status social. Na França, uma lei determina que a seda seja reservada aos nobres; o veludo, aos cavaleiros; e a lã, aos burgueses.

1488
CAVALÃO
Da Vinci desenha os primeiros esboços de um enorme monumento equestre em homenagem ao duque Ludovico Sforza.

1489
FESTANÇA
O artista organiza a Festa do Paraíso, uma celebração pelas núpcias de Isabel de Aragão e Gian Galeazzo Sforza. O aprendiz Salai integra seu ateliê.

Alta Renascença
DA VINCI ENTRE OS 38 E OS 53 ANOS



1490
ESTUDOS DE FISIOLOGIA
Para reproduzir com absoluta perfeição o corpo humano, Da Vinci aprofunda seus conhecimentos de fisiologia, disseca cadáveres e faz desenhos ultraprecisos.

1492
ABUSOS DA IGREJA CATÓLICA
Eleito papa sob o nome Alexandre 6º, Rodrigo Bórgia acumula fortuna e fica conhecido pela falta de escrúpulos. Seu pontificado colecionará críticas ferozes (entre eles, Da Vinci).

1492
DESCOBERTA DA AMÉRICA
Financiado por Isabel de Castela e Fernando Aragão, o navegador Cristóvão Colombo descobre a América, na primeira de quatro expedições que fará ao Novo Mundo

1492
GLOBO TERRESTRE
Com a ajuda do artista Georg Glockenthon, o astrônomo Martin Behaim constrói e, Nuremberg o primeiro globo terrestre.

1494
UM ANO PARA SER ESQUECIDO
A mãe de Leonardo da Vinci morre e seu projeto de monumento equestre é abortado. Apesar dos pesares, ele começa a trabalhar no afresco A Última Ceia.

1496
ESTUDOS DE MATEMÁTICA
Da Vinci tem aulas com o matemático Luca Pacioli, organizador de uma enciclopédia que reúne todos os conhecimentos de aritmética, geometria, perspectiva e proporcionalidade.

1498
DECORADOR DE AMBIENTES
O artista decora uma sala do Castelo Sforza com motivos naturalistas e ganha de presente do duque de Milão um belo terreno nos arredores da cidade.

1498
CAMINHO DAS ÍNDIAS
O explorador português Vasco da Gama navega da Europa até a Índia pela primeira vez e traz de lá muitas especiarias.

1498
QUEDA DE SFORZA
Luís 12, recém-empossado rei da França, conquista Milão.

1499
MUDANÇA PARA VENEZA
Com a cidade de Milão derrotada, Da Vinci vai embora. Antes de partir, envia 600 florins a um hospital, para que sejam guardados.

1500
DESCOBRIMENTO DO BRASIL
Pedro Álvares Cabral desembarca na Bahia e reivindica a posse do território em nome da Coroa Portuguesa.

1502
ENGENHEIRO MILITAR E ARQUITETO
César Bórgia, filho do papa Alexandre 6º, conquista a România e o Ducado de Urbino. Da Vinci o acompanha.

1503
RETORNO PARA FLORENÇA
Ao voltar para a cidade, o artista recebe a encomenda de um enorme afresco: A Batalha de Anghiari.

1504
DESERDADO PELO PAI
Ser Pierro morre deixando muitos descendentes, mas Leonardo da Vinci é excluído do testamento por ser filho ilegítimo.

1505
VOO DOS PÁSSAROS
Da Vinci estuda a fisiologia das aves e cria máquinas de voar.

Alta e Pós-Renascença
DA VINCI DOS 56 ANOS ATÉ A MORTE



1508
O ELOGIO DA LOUCURA
O holandês Erasmo de Rotterdam publica sua obra mais importante, na qual opõe os princípios humanistas aos estudos religiosos. Ele reafirma a dignidade do homem, 'criado por Deus', e direciona um olhar extremamente crítico.

1508
CAPELA SISTINA
Michelangelo trabalha nos afrescos da Capela Sistina, no Vaticano, que também será decorada com pinturas de Botticcelli, Perugino e Ghirlandaio.

1510
ANATOMIA
Da Vinci estuda anatomia com Marcantonio della Torre, renomado professor das universidades de Pavia e Pádua.

1513
PRÍNCIPE
Nessa obra, Nicolau Maquiavel reflete sobre o poder e o papel da violência no exercício da autoridade. O autor considera a moral cristã inadequada à condição de um Estado.

1513
COPÉRNICO
Um observatório construído pelo astrônomo inaugura a Revolução Copernicana que altera a representação do lugar do homem no Universo e questiona a explicação da Igreja para a origem do mundo.

1514
ESTUDOS DE HIDRÁULICA
Da Vinci participa da drenagem, da região de Agro Pontino, concebe um porto e trabalha no planejamento urbano de Florença.

1516
MUDANÇA PARA A FRANÇA
A convite do rei, o mestre parte para Amboise. É acompanhado por dois pupilos: Francesco Melzi e Salai.

1517
REFORMA LUTERANA
Martinho Lutero denuncia os abusos da Igreja e divulga suas teses de reforma. É o início de um movimento que levará à fundação do protestantismo.

1517
ORDEM NA PAPELADA
Da Vinci segue organizando festas para a nobreza e tenta colocar ordem em seus manuscritos com a ajuda do aprendiz Melzi.

1519
EXTERMÍNIO DOS ASTECAS
O espanhol Hernán Cortés dá início à conquista do Império Asteca. De 25 milhões em 1519, os astecas passarão a menos de um milhão em 1608.

1519
MORTE NA FRANÇA
Leonardo da Vinci escreve seu testamento a 23 de abril e morre pouco depois, no dia 2 de maio. É sepultado na igreja de São Florentino de Amboise.

1651
O NASCIMENTO DA LENDA
Com a divulgação de seus manuscritos, o renascentista começa a virar mito. Ele passará a ser considerado o mais completo dos homens.



A matéria acima foi retirada da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE: DA VINCI - TODAS AS FACES DO GÊNIO, edição 351A, setembro de 2015. Todos os direitos autorais pertence exclusivamente à revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog