DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"POLÍTICA DA ROUBALHEIRA"
"No Brasil, a corrupção é tão banalizada que fica difícil saber qual o caso mais grave. Fora os que sequer vêm à tona."


"Corrupção é crime histórico em qualquer lugar. No Brasil, como ensina o historiador José Murilo de Carvalho no ensaio 'Passado, presente e futuro da corrupção brasileira', republicamos do século 19 já atacavam o regime de D. Pedro 2º como corrupto e mandão. Mais recentemente, o Golpe de 1964 buscou justificativa no combate à corrupção, e caiu sob acusações de descaso com o dinheiro público. É fato que a corrupção rendeu muita grana para políticos brasileiros em toda a nossa história. O difícil é apontar quais são os casos mais graves, porque estes, provavelmente, não foram nem descobertos. Mas erra quem, diante da pizzaria dos exemplos acima, vê a corrupção como inevitável parte do jeitinho brasileiro. Estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo publicado em 2010 estimou que o Brasil perde anualmente R$ 40 bilhões com a corrupção."


SUGESTÃO

Separamos um vídeo apresentado no Fantástico, que descreve e explica um pouco da corrupção no Brasil. As imagens são do You Tube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog