REDAÇÃO:
VESTIBULAR E ENEM


OS DEZ ERROS MAIS COMUNS
Os deslizes que podem tirar pontos preciosos de sua nota


1. TROCAR O TIPO OU GÊNERO DE TEXTO
A prova pede uma dissertação e você faz uma narração. Essa falta de atenção é considerada incontornável e resulta em nota zero. Assim, é necessário estar atento para quando a prova solicita três gêneros de texto (ou oferece três a escolher) e você indica erroneamente a sua escolha; por exemplo: opta pela proposta 2, que pede uma carta, mas assinala a 1, que era para dissertação.

2. FUGIR DO TEMA
Escrever uma redação que foge do tema proposto também pode levar à anulação da redação. Por isso, leia com bastante atenção a coletânea de textos e o enunciado. Tome muito cuidado para não se perder em divagações que nada têm a ver com o que foi apresentado.

3. USO IMPRÓPRIO DA LINGUAGEM ORAL
Nem sempre a linguagem que você usa quando está conversando pode ser passada para o texto. Expressões como "né" e "ok" não caem bem numa redação. Gírias como "se ligar" e "irado" também não são adequadas.

4. REBUSCAR DEMAIS
Abusar de palavras rebuscadas também pode prejudicar sua nota. Lembre-se: linguagem formal não é sinônimo de linguagem complicada. Ao exceder o uso de um requinte desnecessário, é grande a probabilidade de seu texto ficar sem fluência nem clareza.

5. COMETER ERROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Erros básicos da língua portuguesa não têm perdão na prova. "Fazem muitos anos", "há nove anos atrás" e "para mim levar" são deslizes graves numa redação. Na dúvida quanto `?a grafia correta ou à aplicação de uma regra gramatical, substitua a palavra por outra ou organize novamente a frase.

6. USAR CLICHÊS E PROVÉRBIOS
Evite o uso de clichês, que são aquelas expressões muito conhecidas, como "colocar tudo em pratos limpos", "fechar com chave de ouro", "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". O uso de provérbios e frases, geralmente construídas com base em ideias estereotipadas, revela falta de originalidade do autor.

7. PANFLETAR E RADICALIZAR
As redações que instruem o leitor com frases como "Devemos nos unir!" ou "Vamos reciclar o planeta!" são consideradas frágeis. No lugar do discurso politicamente panfletário, é melhor organizar argumentos que permitam ao leitor chegar às próprias conclusões.

8. USAR CITAÇÕES SEM CUIDADO
As citações devem ser utilizadas com bastante critério. Evite expressões batidas, como "Só sei que nada sei", de Sócrates. Outros erros comuns são o uso de citações fora do contexto, sem que tenham uma relação efetiva com o texto ou argumentação, e citações de autoridade incompletas ou com a grafia errada do nome do autor. Se não tem certeza da grafia de filósofos como Friedrich Nietzche, Erich Fromm, Immanuel Kant, não utilize essa citação.

9. EXAGERAR EM INFORMAÇÕES
Você não precisa despejar tudo o que sabe na redação. O excesso de informações pode prejudicar a coesão do texto, pois dados demais podem confundir, ao invés de esclarecer. Seja seletivo.

10. CAIR NA REDUNDÂNCIA
A redundância revela falta de repertório do autor-candidato. Numa boa dissertação, a argumentação avança progressivamente, e não fica andando em círculo.

NÃO ESQUEÇA DE REVISAR SEU TEXTO
Essa é uma falha extra que não se deve cometer. Isso porque você pode perceber algo não tão perfeito quanto gostaria tarde demais, quando já escreveu na versão final. Há candidatos que esquecem, por exemplo, de colocar um título em sua redação da Fuvest, o que é uma das exigências explícitas da prova. Nos últimos textos divulgados, das provas de 2012 e 2013, há redações com essa falha. Os avaliadores da Fuvest reconhecem as boas dissertações, mas eventualmente isso pode ser entendido como falta de atenção ao enunciado da prova e reduzir pontos da nota.


Informações retiradas do livro GE - GUIA DO ESTUDANTE - REDAÇÃO: VESTIBULAR E ENEM 2016, pág. 25.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog