DOSSIÊ CRIMES: OS 71 CASOS MAIS IMPRESSIONANTES DE TODOS OS TEMPOS

Você já teve curiosidade em conhecer os maiores crimes da história? Desde assassinatos a roubos bilionários. Então, convido-os a conhecer a série de matérias que o Conhecimento Cerebral disponibiliza para leitura. Os textos foram retirados da revista DOSSIÊ SUPERINTERESSANTE, edição de agosto de 2015.


"O VERDADEIRO PODEROSO CHEFÃO"
"Grande contrabandista de álcool, Lucky Luciano abriu caminho para reinventar a máfia e seu principal líder com um atentado cinematográfico"


"Em 1931, o italiano Giuseppe Masseria era o principal chefe da máfia de Nova York. Mas havia quatro anos seu poder era ameaçado por uma guerra contra outro chefão, Salvatore Maranzano. Charles 'Lucky' Luciano era o responsável por todo o trabalho sujo de Masseria, que nem desconfiava que acabaria como alvo de seu próprio braço direito. No dia 15 de abril, a dupla e mais dois capangas do chefão foram jantar numa cantina. Depois de comer, começaram a jogar cartas e Luciano foi ao banheiro. Era a senha para quatro homens entrarem na cantina e metralharem os três. Recriado em filmes e séries, o crime ficou famoso  por sua importância na história da máfia. Foi o primeiro passo de Lucky Luciano para se tornar o chefe dos chefes - o segundo seria matar o rival Maranzano. Com os dois mortos, ele se tornou o mafioso mais poderoso de Nova York e deu início a uma revolução que o consagrou como pai da máfia moderna.
A essa altura, Lucky Luciano já comandava redes de prostituição, extorsão, chantagem e, principalmente, de tráfico de álcool. Naquela década, a Lei Seca foi uma oportunidade de ouro para os gângsteres empreendedores se tornarem poderosos a ponto de ter 'empregados' no governo, na polícia e no judiciário. Luciano foi um dos melhores neste ramo. E, ao eliminar Masseria e Maranzano, decidiu usar seu poder para reformar a máfia.
Ele reuniu as maiores famílias de mafiosos dos EUA e criou a chamada Comissão. Ela era uma espécie de diretoria, formada pelo 'capo' de cada quadrilha. A Comissão deveria reunir-se de tempos em tempos para conciliar desavenças e evitar guerras. Estava criado o verdadeiro crime organizado. A novidade viabilizou a paz - e prosperidade - entre as famílias. Para o azar dos outros."


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog