CONHECIMENTO CEREBRAL:
NA MENTE DA DEPRESSÃO
"O MAL DO MILÊNIO"

A partir de agora, apresentaremos uma nova série de matérias chamada Conhecimento Cerebral: Na mente da Depressão - "O Mal do Milênio", cujo objetivo é reunir algumas valiosas informações sobre esse assunto que habita a humanidade desde seu surgimento, mas que ainda, para grande parte da população mundial, é um tabu. 
Mesmo que você considere um assunto irrelevante, acredite, você já teve ou terá pelo menos uma vez na vida, algum sintoma dessa enigmática doença da mente humana. Isso é confirmado por milhares de especialistas do mundo inteiro, que estudam e reestudam o comportamento do cérebro. Para ressaltar somente um, o psiquiatra, escritor e psicoterapeuta brasileiro Augusto Cury, já a descreveu e confirmou em pelo menos, boa parte de seus livros. Segundo ele, não adianta fugir, porque uma hora, a depressão chega, seja ela invisível ou visível. Ao longo desse Dossiê que separamos sobre a depressão, iremos nos aprofundar um pouco, nos ensinamentos deste estudioso da mente, inclusive citando algumas de suas obras que detalham profundamente, vários conceitos sobre a mente humana.
E prudente falar que, muitos desconhecem, mas o Dr. Augusto Cury confirmou que já teve depressão. E uma de suas frases marcantes, descreve que: "(...) a pessoa com depressão que decide acabar com sua vida, não deseja necessariamente fazer isto. Ela quer somente, acabar com seu sofrimento, que se tornou profundo e insustentável, e de quem ama e que, de alguma forma, sofre tanto quanto ela". Para mim, autora do blogger que você está lendo e acompanhando, isso é necessariamente, é uma verdade plena e absoluta. Sofri com depressão, e somente quando passei por este transtorno, soube o quanto ele pode ser um tremendo obstáculo para sobreviver e continuar a vida. Assim como eu, e milhares de outras pessoas, a depressão não tem cor, raça, gênero, idade, nacionalidade e nem escolhe a quem atacar. Todos estamos sujeitos, de alguma forma, a tê-la em vida. A forma de tratá-la, bem, isso é uma outra história...
Vale ressaltar também que, a depressão por estar presente na maioria das famílias, ainda é desconhecida e guarda surpresas nada agradáveis. Algumas das perguntas mais frequentes como: Dá para conviver com a depressão? Ela mata? Por que mesmo no século 21 ela é tão desconhecida e perigosa?, serão respondidas ao longo das publicações.
Ainda falaremos sobre outros importantes nomes como Howard Gardner, Daniel Goleman, René Descartes, entre outros importantes nomes que contribuíram para o conhecimento até aqui.
Sem mais delongas, nós do Conhecimento Cerebral desejamos a todos uma boa leitura e que aproveitem as informações aqui apresentadas.

Lilian Capitanio


ESPIRAL DO SOFRIMENTO
Cercada de preconceitos, a depressão é um transtorno da mente que pode ter consequências extremamente graves



Por: Victor Santos [texto]
         Ricardo Piccinato [entrevistas]
         Letícia Sakomura [design]

São muitos os momentos na vida em que nos encontramos emocionalmente abalados. E, para seguir em frente e superar qualquer obstáculo que apareça em nosso caminho, é fundamental ter uma forte estrutura emocional.
Porém, na prática, infelizmente nem sempre isso é possível. Existem situações extremas em que a tristeza realmente não tem fim - e não se trata de frescura ou algo do tipo, como pensa o senso comum. Esse sofrimento - que não é passageiro - acaba demonstrando um potencial destrutivo impressionante.

Tristeza x depressão: Grandes diferenças

"A tristeza é um sentimento natural do ser humano, e faz parte da vida de uma pessoa quando, por exemplo, ela se vê diante de uma perda ou de uma nostalgia", explica a psicanalista Beatriz Breves. "Sendo um desenvolvimento emocional do indivíduo", exemplifica, já que a pessoa consegue sair desse estado de tristeza e cada vez mais aprende a administrar a realidade e as suas próprias emoções.
Porém, quando o negativismo atinge níveis alarmantes, impedindo que a pessoa saia do estado de inércia, estamos diante de uma enfermidade. "Um indivíduo que está em um quadro depressivo não tem energia psíquica suficiente para lidar com o mundo externo, e nem para fazer o enfrentamento de uma realidade penosa - o que faz com que ela fique por muito tempo e muito mais intensamente afetada pelo sofrimento", descreve a professora de psicologia Valéria Lopes da Silva.


Transtorno por definição

A constatação de que a depressão é um dos mais sérios transtornos mentais existentes reside no fato dos estados depressivos estarem devidamente presentes e descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM), o guia base para todos os psiquiatras e psicanalistas.
Mas, afinal, no que consiste esse transtorno? "A depressão caracteriza-se por um quadro psicopatológico em que há presença de humor triste. e que afeta significativamente a capacidade funcional do indivíduo", destaca Valéria. "Encontra-se nos quadros depressivos uma dificuldade de atribuir sentido a vida ou de dar novos significados às experiências. Pode ocorrer em função de uma trauma, mas principalmente porque seus recursos internos estão, por alguma razão. empobrecidos naquela circunstância", diz. Assim, a pessoa que está doente não consegue lidar efetivamente com questões como fracasso e frustrações, por exemplo, e acaba abrindo mão de sua existência, que se torna um verdadeiro fardo. "No fundo, todas as depressões comunicam que o sujeito experimenta uma ausência de sentido para aquele momento da vida, e uma dificuldade de sustentar seu desejo", destaca a profissional.


Como identificar?

Para detectar esse transtorno tão sério, é necessário observar atentamente. "Podemos identificar por meio do grau de comprometimento da rotina, de como afeta as atividades do indivíduo, e por meio do tempo de duração desse comprometimento", resume o psicólogo Carlos Esteves.
Ou seja: quem termina um relacionamento ou perde o bicho de estimação pode apresentar inúmeros sintomas de tristeza como choro, reclamações e desânimo - mas isso não necessariamente faz a pessoa paralisar totalmente suas atividades.
"Quando observamos um alto grau de comprometimento da rotina, juntamente com um período de mais de suas semanas dos sintomas, devemos ficar atentos", finaliza o profissional.


DADOS PREOCUPANTES
A Organização Mundial da Saúde (OMS) produz uma lista em que calcula quais as enfermidades mais provocam incapacitação em todo o planeta. A OMS leva em consideração o número de doentes e as restrições mentais e físicas que esses quadros provocam - que justamente fogem com que as pessoas se dediquem menos às atividades diárias. E no topo dessa lista se encontra a depressão: as informações indicam que foram 76,4 milhões de anos perdidos para essa doença, devido às limitações ocasionadas por esse transtorno. A OMS aponta que 7% da população mundial apresenta depressão atualmente.

A matéria acima foi retirada da revista SEGREDOS DA MENTE - CERÉBRO E DEPRESSÃO - Ano 1 - nº 1, págs. 8 e 9. Direitos autorais reservados à editora Alto Astral.


ASSISTA TAMBÉM

Separamos um vídeo sobre o assunto. O programa SBT Repórter do SBT traz casos e detalhes sobre essa doença silenciosa chamada depressão. O vídeo foi retirado do You Tube. O idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog