TECNOLOGIA


"AVIÃO SOLAR DÁ A VOLTA AO MUNDO - E VOCÊ PODE ASSISTIR AO VIVO"
"Aeronave foi a primeira a atravessar oceano sem usar combustível"


Por: Ana Carolina Leonardi

"A primeira volta ao mundo com um avião sem combustível, movido unicamente a energia solar. É esse o objetivo que os criadores da aeronave Solar Impulse 2 estão cada vez mais perto de alcançar.
O avião começou hoje a segunda metade da sua jornada, decolando de São Francisco pela manhã e indo pousar em Phoenix, no estado americano do Arizona, às 4h30 de amanhã. É possível acompanhar os voos ao vivo pelo YouTube, conferindo o processo de decolagem, o trajeto planejado e os bate papos entre o piloto e a sala de controle. Você pode assistir abaixo e acompanhar o canal para ver voos futuros:


A viagem começou em março de 2015, em Abu Dhabi. Seguiu na direção do Oriente, parando em vários países: Omã, Índia, Myanmar, China e Japão. A partir daí, surgiu o primeiro desafio: nunca antes um avião sem combustível havia atravessado um oceano.


O Solar Impulse voou do Japão até o Havaí, por 5 dias e 5 noites consecutivas, superando todos os limites das aeronaves solares até o momento. Mas foi um grande esforço para o equipamento, e as baterias foram danificadas pelo excesso de calor. Isso aconteceu em junho - e o conserto do avião só ficou pronto em agosto.
O problema é que, nessa data, o verão no Hemisfério Norte já estaria chegando ao fim. Com isso, os dias ficam mais curtos e há menos luz solar disponível para carregar o avião. Aí a equipe decidiu adiar a viagem até 2016 e só voltou a voar em 21 de abril deste ano, quando finalmente saiu do Havaí e pousou na região do Vale do Silício.
A partir de Phoenix, o Solar Impulse começa a dar sua segunda meia-volta na terra, que vai terminar de novo em Abu Dhabi. Para chegar lá, ele precisa repetir o feito e cruzar o oceano, desta vez o Atlântico, indo de Nova Iorque até a Europa ou o norte africano.
O projeto foi idealizado pelo suíço Berthand Piccard, o primeiro a dar a volta ao mundo de balão em 1999. Até o itinerário foi inspirado pela aventura de Piccard. Só que desta vez, o voo é feito por um avião de quatro motores e 17 mil células solares gerando energia."

Matéria retirada do site SUPERINTERESSANTE, 02 de maio de 2016 (Acesso: 02/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog