MUNDO


"MAIS DE 200 SÃO DETIDOS EM ATO DE 1º DE MAIO EM ISTAMBUL"
"Governo impediu o acesso de manifestantes à praça Taksim"


"Mais de 200 pessoas foram detidas em Istambul, na Turquia, durante manifestações em celebração ao Dia do Trabalho, neste domingo (1º).
De acordo com as autoridades turcas, mais de 24.500 membros das forças de segurança foram mobilizadas para acompanhar os atos na cidade. O governo disse que, com os 207 detidos, foram encontrados 40 coquetéis molotov, 17 granadas, 170 fogos de artifício e 'cartazes ilegais'.
Durante a confusão, um homem de 57 anos foi atropelado e morto por um blindado que tentava dispersar os protestos com jatos d'água.
Parte das detenções e dos confrontos com a polícia ocorreu após alguns manifestantes tentarem furar o bloqueio à praça Taksim.
O local foi palco, em 2013, de diversos protestos contra o governo do então primeiro-ministro e hoje presidente, Recep Tayyip Erdogan.
A praça Taksim recebeu celebrações de 1º de Maio em Istambul até 1977, quando 34 pessoas foram mortas pela polícia. O local foi reaberto para manifestações na década de 2000, mas fechado novamente em 2013.
Neste domingo (1º), a praça ficou bloqueada e tomada por policiais. Linhas de transporte público nas proximidades foram suspensas.
Com a restrição, milhares de pessoas compareceram a um ato em uma área definida pelo governo, no distrito Bakirkov. 'Ninguém aqui tem armas ou bombas. As pessoas querem vir para se expressar, mas o Estado impede que elas venham até mesmo para áreas pré-designadas', disse a sindicalista Fatma Akaltu.
Diversas medidas de segurança foram tomadas nos arredores de Barkirkov pela polícia, que apreendeu cartazes considerados 'inapropriados' e revistou manifestantes."

"TERRORISMO"

"A Turquia atravessa uma grave crise política. O governo Erdogan vem reprimindo a oposição e meios de imprensa críticos ao governo.
Além disso, o país é constante alvo de atentados da facção terrorista Estado Islâmico - foram dois somente neste ano - e de milícias curdas. Em Ancara, a capital, a polícia deteve no sábado (30) quatro homens suspeitos de planejarem ataques durante as celebrações de 1º de Maio.
Um ato previsto em Gaziantep foi cancelado após um carro-bomba explodir em frente a uma delegacia. Dois policiais morreram e outras 22 pessoas ficaram feridas.
Outros três soldados turcos morreram em um ataque de rebeldes do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) na província de Mardin."


Notícia retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 96 - nº 31.806, pág. A11. Mundo. 02 de maio de 2016, segunda-feira (Acesso: 02/05/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog