CONFLITOS INTERNACIONAIS


"COREIA DO NORTE CONSIDERA NOVO LANÇAMENTO DE MÍSSIL 'UM SUCESSO"
"O país realizou dois testes de mísseis de médio alcance na última quarta-feira e anunciou que um dos lançamentos foi bem-sucedido"


"Após mais uma tentativa falha, a Coreia do Norte divulgou na quinta-feira que o segundo lançamento de um dos novos mísseis Musudan de médio alcance foi "um sucesso". Pyongyang lançou ao mar dois destes projéteis de sua costa oriental na última quarta-feira e o segundo deles pareceu funcionar com relativo êxito, segundo autoridades da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
'O lançamento de teste foi realizado com sucesso sem prejudicar a segurança dos países do entorno', afirmou a agência oficial de notícias norte-coreana KCNA. De acordo com a nota, o ditador Kim Jong-Un declarou que o míssil é 'necessário para aumentar nossa capacidade para realizar ataques nucleares preventivos e para prosseguir a pesquisa e desenvolvimento de diversas armas ofensivas estratégicas'.
Os lançamentos desta semana foram o quinto e sexto de um Musudan realizados pela Coreia do Norte. O primeiro dos projéteis disparados na quarta-feira parece ter falhado, assim como os outros quatro anteriores.
De acordo com o governo da Coreia do Sul, o segundo míssil teve um alcance de 400 quilômetros e chegou a atingir a exosfera ao se aproximar de uma altitude de 1.000 quilômetros, o que fez com que os analistas do país tenham considerado o lançamento como um 'sucesso relativo'. O Musudan surge como uma nova ameaça para a região já que é o primeiro projétil médio norte-coreano que pode ser disparado de uma plataforma de lançamento móvel, o que dificulta sua detecção.
Autoridades dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão condenaram estes últimos lançamentos enquanto a China, aliada mais próxima a Pyongyang, pediu que as partes dialoguem. Com seu alcance potencial de 4.000 quilômetros, o míssil poderia atingir bases americanas do Pacífico em Okinawa, no Japão, ou na ilha de Guam."

(Com EFE)

Notícia retirada do site VEJA.com, 23 de junho de 2016 (Acesso: 23/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog