MEIO AMBIENTE


"POR QUE 93 PESSOAS MORRERAM EM DOIS DIAS NA ÍNDIA POR CAUSA DE RAIOS?"


"Pelo menos 93 pessoas morreram e mais de 20 ficaram feridas por raios no norte da Índia desde terça-feira.
A maioria das pessoas que morreram estavam trabalhando em fazendas durante chuvas torrenciais nos estados de Bihar, Jharkhand, Uttar Pradesh e Madhya Pradesh.
Todos os anos, desde 2005, pelo menos 2 mil vítimas morrem por causa de raios no país, de acordo com o Serviço Nacional de Registros Criminais. Mas o que explica o grande número de incidentes?
Os relâmpagos são comuns na Índia entre junho e setembro, período de chuvas torrenciais de monções - quando o país recebe 80% de sua precipitação anual.
Apesar da grande incidência de tempestades, faltam avisos sobre a ocorrência e os perigos da exposição aos raios.
Em países onde há mais alertas, como nos Estados Unidos, há 30 mortes por ano. No Brasil, a quantidade é maior: são, em média, 111 mortes anualmente, segundo estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Além da falta de advertências, outros dois fatores colaboram para o número de casos: o fato de que a maioria da população trabalha a céu aberto e a grande extensão das tempestades de relâmpagos, que se alastram por quilômetros."


"ANGUSTIADO"

"Nos incidentes desta semana, que se concentraram no Estado de Bihar, onde 37 morreram, muitas das vítimas eram mulheres e crianças, segundo a agência de notícias AFP.
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, disse que estava 'profundamente angustiado' com as mortes.
Um dos feridos no Estado de Rohtas contou a sua experiência a jornalistas: 'Quando começou a chover, imediatamente procuramos abrigo. Ele [o relâmpago] nos atingiu lá, e então ficamos inconscientes.
'Não conseguimos entender o que tinha acontecido. Quando recuperei a consciência, percebi que tinha sido atingido por alguma coisa'."

"DICAS DE SEGURANÇA PARA TEMPESTADES COM RELÂMPAGOS"

- Procure abrigo dentro de edifício ou carro;
- Evite espaços abertos e colinas expostas;
- Se não houver nenhuma outra alternativa, procure se tornar o menor alvo possível, agachando-se com os pés juntos, mãos nos joelhos e cabeça dobrada;
- Não busque abrigo debaixo de árvores altas ou isoladas;
- Se estiver na água, nade imediatamente para a borda.

Fonte: Sociedade Real para Prevenção de Acidentes do Reino Unido.

Notícia retirada do site BBC BRASIL, 23 de junho de 2016 (Acesso: 23/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog