ECONOMIA


"VOLKS PAGARÁ US$ 10 BI PARA ENCERRAR AÇÃO POR FRAUDE NOS EUA, DIZ JORNAL"
"Acordo foi fechado com cerca de 500 mil proprietários americanos que tiveram os motores de seus carros adulterados, segundo o diário 'The Wall Street Journal'."


"A Volkswagem aceitou pagar mais de 10 bilhões de dólares para encerrar o processo movido por consumidores americanos ligado ao escândalo de manipulação das emissões de poluentes de seus veículos, informou nesta quinta-feira o jornal americano The Wall Street Journal.
A fraude veio à tona em setembro do ano passado. Segundo as denúncias das autoridades dos Estados Unidos, que afirmaram que a empresa manipulou o software de veículos com motores a diesel para falsificar os dados. Nos testes, o nível de poluentes que aparecia nos registros era menor do que o que de fato ocorria quando os carros iam para as ruas.
O escândalo se tornou uma ação judicial na Califórnia. De acordo com o jornal, a Volkswagen chegou a um acordo para encerrar o caso uma compensação bilionária, que beneficiaria 500.000 proprietários de veículos com motores modificados.
Ainda segundo o The Wall Street Journal, a montadora oferecerá a recompra dos veículos afetados ou sua reparação. Ela também se comprometeu com uma compensação adicional a cada proprietário de pelo menos 5.100 dólares. Em alguns casos, elas chegarão a 10.000 dólares.
A companhia também fará outros desembolsos vinculados ao caso, incluindo 4 bilhões de dólares para promover veículos que não gerem emissões de gases. O acordo será apresentado na próxima semana ao juiz responsável pelo caso."

(Com EFE)

Notícia retirada do site VEJA.com, 23 de junho de 2016 (Acesso: 23/06/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog