MUNDO ESTRANHO:
PERGUNTAS & RESPOSTAS

A partir de agora, o Conhecimento Cerebral traz em parceria com a revista Mundo Estranho, a série de matérias que despertará ainda mais sua curiosidade, resultando em mais conhecimento para você, chamada de MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS. Para quem não sabe, essa revista traz mensalmente em suas publicações impressas, perguntas, que podem ser sugestão de seus leitores ou escolha dos editores, e a resposta para tal, de um jeito de dinâmico e explicativo. Por isso, resolvemos transformá-la em mais uma série de matérias para o blog. Preparado? Então, embarque você também neste mundo do conhecimento.

O QUE A CIÊNCIA JÁ SABE SOBRE OS BURACOS NEGROS?


Pergunta: Miguel Zanon Rigo, Santa Rosa, RS
Reportagem: Giselle Hiratta
Ilustra: Samuel Leme
Design: Marcos de Lima
Edição: Marcel Nadale


COMO ELE É?
Confira a "anatomia" desse fenômeno


JATOS RELATIVÍSTICOS: Saem dos buracos e podem percorrer galáxias inteiras, com velocidade próxima à da luz. Acredita-se que são formados por partículas do disco de acreção que conseguem ganhar velocidade para "fugir" da gravidade.

DISCO DE ACREÇÃO: É composto de matérias, de gás ou plasma, que se movem em espiral. À medida que se aproxima do centro do buraco, esse material fica quente e libera emissões diferentes: raios X, infravermelho e ultravioleta.

ERGOSFERA: Fica próxima ao horizonte de eventos. Ali, o campo gravitacional gira junto com o buraco, arrastando as matérias ao espaço-tempo. É como se o buraco fosse um ralo, obrigando tudo ao redor rodar ao mesmo sentido.

HORIZONTE DE EVENTOS: Ou "ponto de não retorno". É uma fronteira teórica no espaço-tempo ao redor do buraco negro. Qualquer coisa que cruza esse limite nunca mais é vista, porque é atraída pelo intenso campo gravitacional.

SINGULARIDADE: Matematicamente, é um ponto no espaço onde a densidade é infinita, onde o tempo para e as leis da física conhecidas não valem nada. Que piração!


COMO ELE SURGE?
Da luz se faz o breu




1: O buraco negro é um corpo celeste que tem uma concentração de massa muito grande em um espaço infinitamente pequeno. Isso gera um campo gravitacional tão forte que nada, nem mesmo a luz, consegue escapar de sua atração. Mas como ele é criado? Tudo começa quando uma estrela gigante (com cerca de 20 vezes a massa do Sol) queima todo o seu combustível (hidrogênio, hélio e carbono).

2: Quando não tem mais nada para gastar, a estrela não consegue gerar pressão suficiente para compensar o peso de suas camadas externas. É como se a estrela fosse um prédio e não tivesse mais estrutura na base para suportar os andares superiores. Ela colapsa sobre o próprio peso. Com isso, o núcleo implode e, em seguida, vem uma grande explosão, chamada supernova.

3: Com a contração infinita de sua massa, surge ali uma singularidade, que seria o "coração" de um buraco negro. Ela distorce o espaço-tempo, ou seja: nela, o tempo fica parado e o espaço desaparece. Sua força gravitacional atrai tudo ao redor, inclusive a luz que incide sobre ele. Como não "devolve" essa luz, não conseguimos enxergá-lo. Ele fica parecendo um corpo negro perfeito.


OUTRAS DÚVIDAS
Algumas ainda sem resposta...


SE ELE NÃO PODE SER VISTO, COMO É DETECTADO?
Basicamente, pelos efeitos que causa no movimento dos corpos à sua volta. Estrelas e planetas são forçados a girar em torno dele - e isso permite medir a sua massa. Além disso, a matéria absorvida começa a esquentar e emite muita radiação, que pode ser captada por sensores.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS?
A maioria mantém a rotação do núcleo da estrela que o gerou, mas há versões estatísticas. Eles também podem ser classificados como estelares (quando surgem a partir de estrelas de alta massa), supermassivos (com massa que varia de milhões a bilhões de vezes a do Sol) e primordiais (gerados no começo do Universo).

O QUE ACONTECE DENTRO DE UM BURACO NEGRO?
Ninguém sabe responder, uma vez que o lugar é completamente inacessível. Mas a teoria mais famosa é a do buraco de minhoca, que seria um "portal" para outro universo. Segundo alguns estudiosos, essa configuração seria consistente com a Teoria da Relatividade, de Einstein.

A TERRA PODE SER SUGADA?
Respire aliviado: as chances são quase zero. Os buracos "sugadores" estão a centenas de milhares de anos-luz daqui. Só para ter uma ideia, o V4641 e o V404 Cygni são os mais próximos e ficam a até 8 mil anos-luz do nosso planeta. Lembrando que 1 ano-luz equivale a 10 trilhões de quilômetros.

CONSULTORIA: Cláudio Bastos Pereira, físico estelar e pesquisador do Observatório Nacional, e Raul Abramo, especialista em cosmologia e professor do Instituto de Física da USP.
FONTES: Livros Uma Breve História do Tempo, de Stephen Hawking, e Os Buracos Negros na Ciência Atual - Um Brevíssimo Manual Introdutório, de J. E. Horvath e P. S. Custódio.


MUNDO ESTRANHO: PERGUNTAS & RESPOSTAS foi retirado da revista MUNDO ESTRANHO - Edição 181, págs. 42 e 43. Junho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista MUNDO ESTRANHO e a Editora Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog