SAÚDE


"MÃE, A COISA TÁ PRESA"
"Novo estudo feito no Brasil sugere que uma parcela considerável de crianças e de adolescentes sofre com a constipação. Entenda as particularidades desse quadro"


"Alterações no trânsito intestinal dos mais jovens não raro passam despercebidas. 'Muitas vezes, a família inteira é constipada e, por isso, acha a situação normal', explica a pediatra Ieda Lopes Del Ciampo, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A médica integra um grupo que investigou a incidência do problema entre a garotada. E os primeiros resultados - revelados no 14º Congresso Paulista de Pediatria - mostram que, 211 crianças e adolescentes de 10 a 17 anos avaliados, 42% sofrem para evacuar. 'A questão é que, sem o diagnóstico, as complicações decorrentes desse quadro são maiores', diz Ieda. Vale a pena, então, prestar atenção em se for o caso, perguntar como andam as idas do seu filho ao banheiro."

"PARA ALIVIAR O CONGESTIONAMENTO"

"Pular o café da manhã e fazer refeições rápidas e pobres em nutrientes aumentam a probabilidade de o intestino emperrar. 'Para prevenir, é importante adotar uma dieta equilibrada, com frutas, legumes, verduras e alimentos integrais', recomenda Ieda. Além disso, é essencial tomar bastante água ao longo do dia."

"INTESTINO TRAVADO"

"Um trabalho anterior da USP acusou os sintomas mais comuns.
  • 85,7% dos jovens reportam fezes endurecidas.
  • 25% apresentavam volume do cocô reduzido.
  • 21,4% tinham sangramentos ao evacuar.
  • 17,9% ficavam mais de dois dias sem ir ao banheiro.
  • 14,3% sofriam com incontinência fecal."

Matéria retirada do site SAÚDE É VITAL, 20 de julho de 2016 (Acesso: 20/07/2016)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog