MUNDO


"DISNEY COMPRA FOX POR US$ 66 BILHÕES E MIRA NO VALE DO SILÍCIO"
"Aquisição é o maior contra-ataque de uma economia de mídia tradicional contra as gigantes da tecnologia"


Por: New York Times

"Negócio dá poderio para empresa competir com Netflix, Google, Apple e Facebook no reino do vídeo on-line.
A aquisição pela Disney do conglomerado 21st Century Fox, controlado por Robert Murdoch, um negócio avaliado em US$ 66,1 bilhões, representa o maior contra-ataque por uma empresa de mídia tradicional aos gigantes da tecnologia.
O negócio, que seria considerado impensável alguns anos atrás, vai mudar o panorama de Hollywood e do Vale do Silício, caso seja autorizada regulatórias americanas.
A Disney agora tem poderio suficiente para se tornar competidora real da Netflix, da Apple, da Amazon, do Google e do Facebook no reino do vídeo on-line, que vem crescendo aceleradamente.
Ao mesmo tempo, o acordo significa que um dos estúdios mais céleres, o 20th Century Fox, passará por um 'downsizing', com algumas operações combinadas às dos estúdios Disney e outras redirecionadas à produção de filmes para distribuição on-line.
Fundada em 1935, o estúdio Foz transformou Marilyn Monroe em estrela, produziu clássicos como 'A Noviça Rebelde', lançou o primeiro dos filmes da saga Star Wars e transformou 'Avatar' no filme de maior sucesso de bilheteria de todos os tempos.
Mas recentemente, com a maior parte de Hollywood, ele vinha encontrando dificuldades para acompanhar as mudanças na forma pela qual as audiências mais jovens consomem conteúdo - ou seja, por meio de dispositivos conectados à internet.
A Disney, que controla a rede de TV aberta americana ABC e a rede esportes ESPN, espera que a aquisição da 21st Century Fox acelere seus planos de introduzir dois serviços de streaming semelhantes à Netflix.
O primeiro dos grandes projetos, de streaming da companhia, o ESPN Plus, entrará em operação no segundo trimestre de 2018.
Um segundo projeto, cujo nome ainda não foi decidido, chegará ao mercado no final do ano que vem.
O terceiro componente da carteira de streaming da empresa será o Hulu, um serviço já estabelecido que tem por foco telespectadores mais velhos, com uma programação que inclui séries da ABC.
A empresa está adquirindo a participação minoritária da 21st Century Fox no Hulu, que dará controle majoritário do serviço de streaming à Disney, que antes detinha 30% da participação. Comcast e Time Warner também têm participações no Hulu."


"A Disney está adquirindo o estúdio de televisão da Fox, que tem 36 séries em produção, entre elas 'Os Simpsons', 'Homeland', 'This is Us' e 'Modern Family'.
O ABC Studios, da Disney, é um produtor de TV muito menor e vem produzindo séries de qualidade irregular. Em agosto, a companhia perdeu a criadora de seus maiores sucessos, quando Shonda Rhimes, produtora da série 'Grey's Anatomy', se transferiu para a Netflix.
Para reforçar a ESPN Plus, a Disney vai adicionar 22 redes regionais de TV a cabo dedicadas a esportes controladas pela 21st Century Fox, entre as quais a YES Network, que transmite os jogos New York Yankees, popular time de beisebol dos EUA.
A maior parte do lucro da Disney ainda vem dos EUA, onde os canais de esporte ESPN dominam e os parques de diversões receberam 162 milhões de pessoas ao ano.
O canal de notícias Fox News, a rede Fox de TV aberta e o canal de esportes FS1 não foram incluídos na transação, e Murdoch disse que criaria uma nova empresa de capital aberto para controlar essas operações e algumas outras redes de TV a cabo."
Tradução de PAULO MIGLIACCI


A notícia acima foi retirada do jornal FOLHA DE S. PAULO - EDIÇÃO DIGITAL - Ano 97 - nº 32.398, pág. A21. Mercado. 15 de dezembro de 2017, sexta-feira (Acesso: 15/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog