SAÚDE


"FALTA DE VITAMINA A PODE AUMENTAR RISCO DE PEGAR TUBERCULOSE"
"O Brasil tem 70 mil casos da doença a cada ano - com 4.500 mortes. E parte deles pode estar ligada à falta dessa vitamina"


Por: Ana Luisa Moraes

"De acordo com dados do Ministério da Saúde, o Brasil tem 70 mil novos casos de tuberculose e 4,5 mil mortes em decorrência dessa condição todos os anos. Por ser uma doença passível de prevenção por meio de vacina, essas taxas são alarmantes.
Porém, estudiosos da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, fizeram uma descoberta que pode ajudar na redução do problema. Os cientistas notaram que, entre as pessoas que conviviam com portadores de tuberculose, o risco de contrair a infecção era dez vezes maior para aqueles com baixos níveis de vitamina A.
A pesquisa, realizada com mais de 6 mil participantes do Peru, não comprova uma associação de causa e efeito. Mas Megan Murray, líder da investigação, afirma: 'Se o elo for confirmado em um teste clínico, teríamos uma evidência importante para usar essa abordagem como método preventivo da tuberculose em indivíduos de alto risco'.
O achado é essencialmente interessante porque a doença ainda segundo o Ministério da Saúde, está frequentemente ligada à pobreza e à má distribuição de renda. Pessoas em situação de rua, por exemplo, estão sob ameaça 56 vezes maior de contraí-la. 'É empolgante pensar que algo tão simples e barato como a suplementação de nutriente seria uma arma poderosa de prevenção', diz Megan.
Os especialistas ainda não sabem ao certo os motivos dessa relação, que deve ser aprofundada em análises futuras. Mas algumas avaliações anteriores já deixam pistas: eles sugerem que a vitamina A modula o sistema imunológico, evitando a instalação de infecções."

Notícia retirada do site SUPERINTERESSANTE, 15 de dezembro de 2017 (Acesso: 15/12/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog