CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE

A partir de agora, você poderá conferir a série de simulados com questões para que o vestibulando possa estudar, de várias disciplinas e que o Conhecimento Cerebral traz em parceria com o Guia do Estudante. O conteúdo divulgado tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que buscam pelos mais diversos assuntos. É ideal para quem está em época de vestibular. O conteúdo disponibilizado é reservado exclusivamente ao site Guia do Estudante, por isso, não deve ser copiado e divulgado sem as informações originais.




"MAU" OU "MAU"
"Veja quando usar cada termo"


Por: Mariana Nadai

"Quando você não foi bem numa prova, você diz que foi mau ou mal? E naquelas situações onde o tempo vira e se torna instável, chuvoso: você diz que não foi ao cursinho devido ao mau tempo ou mal tempo? Vamos ajudar você a tirar essa dúvida agora mesmo!
Para não confundir no emprego dessas duas palavras, é importante atentar ao significado e ao contexto que aparecem. Mau é sempre um adjetivo, e significa "ruim", "imperfeito", que causa prejuízos. É antônimo de bom, faz o plural com maus e o feminino é .
Ex. Aquele artista sempre fazia o papel de homem mau.

mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa "incorretamente", "erradamente". Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.
Ex. Ela comia muito mal.

Também existe a possibilidade de se utilizar o verbete mal como substantivo, principalmente quando este significa "nocivo", "prejudicial", ou usado como sinônimo de "doença", "enfermidade". Como substantivo, admite o plural de males e pode vir precedido de artigo, adjetivo ou pronome. Seu antônimo também é o substantivo bem.
Ex. "Você é minha droga, paixão e carnaval; meu zen, meu bem, meu mal!"
(Caetano Veloso)

Fonte:
1001 Dúvidas de Português, 2ª Edição
José de Nicola e Ernani Terra

CONHECIMENTO CEREBRAL CONTEÚDO GUIA DO ESTUDANTE foi retirado do site GUIA DO ESTUDANTE (blog Dúvidas de Português), 27 de abril de 2018 (Acesso: 30/05/2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog