CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA VIOLÊNCIA!


"INTERVENÇÃO NO RIO/ MARCOS VINÍCIUS, AUSENTE"
"A mãe do estudante morto por militares protesta. Em vão?"


"Quatro meses se passaram e o resultado da intervenção federal no Rio de Janeiro é lastimável, conforme previsto pelos cidadãos de bom senso. A rotina dos tiroteios nos morros não foi alterada, a maioria dos cariocas continua sem perceber qualquer melhora na segurança da capital fluminense e as forças de segurança insistem em produzir vítimas inocentes e a montar investigações fajutas de assassinatos praticados por policiais ou soldados.
Na segunda-feira 25, mães de jovens mortos durante operações nos morros reuniram-se em protesto às portas da Assembleia Legislativa. Puxava a fila Bruna, mãe de Marcos Vinícius, estudante de 14 anos surpreendido no meio de uma ação no Complexo da Maré. Segundo testemunhas, o tiro que matou o garoto, que voltava da escola e carregava uma mochila com livros e cadernos, partiu de um blindado. 'Calaram meu filho, não me calaram', afirmou Bruna. 'A gente põe o filho na escola para que ele não ser mais um traficante, mas o Estado vem e atira nele'.
Apesar da coragem e da tenacidade de Bruna, não se deve esperar a punição dos culpados. Em outubro do ano passado, o Congresso aprovou um 'foro privilegiado' para militares acusados de homicídio de civis. Pela legislação, o julgamento dos casos fica sob a responsabilidade da Justiça Militar, uma caixa-preta em geral leniente com seus pares. Desde a aprovação da lei, mais de mil inquéritos de assassinatos, abusos e torturas de PMs mudaram de jurisdição."


A matéria acima foi retirada da revista CARTA CAPITAL. 05 de julho de 2018. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista CARTA CAPITAL e à Editora Confiança.


SUGESTÃO

Abaixo, vídeo-reportagem do Jornal do SBT, que mostra a morte do estudante Marcos Vinícius e que o tiro que o matou partiu de agentes da polícia. As imagens são do YouTube, e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog