SAÚDE
50 ALIMENTOS FUNCIONAIS

O Conhecimento Cerebral em parceria com a revista SAÚDE apresenta a sua nova série de matérias: SAÚDE - 50 ALIMENTOS FUNCIONAIS, que abordará uma lista com 50 superalimentos, entre verduras, legumes, frutas, grãos e temperos, que além de saciar a fome e fazer muito bem à nossa saúde, possuem propriedades que vão de ajudar no controle do peso, a fortalecer a imunidade e até a prevenir doenças, como as cardiovasculares, a hipertensão, diabetes, dentre outras. Nessa nossa nova série, você vai aprender tudo sobre esses alimentos e conferir a tabela nutricional, para conhecer tudo que eles possuem.
Mas você sabe de onde veio o conceito de "alimento funcional"? Pois então, vamos te explicar! Essa expressão surgiu na década de 1980 lá no Japão, quando um programa chamado Foods for Specified Health Use (traduzindo: Alimentos para Uso Específico de Saúde) foi instituído. Este programa japonês tinha como objetivo principal, diminuir os gastos com o seguro saúde e tratamentos com a introdução de alimentos específicos, ou seja, funcionais. Além de sua função básica de fornecer nutrientes para o corpo, os ditos alimentos funcionais são aqueles que, por causa de determinadas características, mostram-se capazes de fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção e até no controle de certas doenças. Quando consumidos na quantidade certa e inseridos em um estilo de vida de qualidade, eles seriam capazes, portanto, de evitar idas constantes à farmácia e ao hospital.
E saiba que não são só os japoneses que pensam dessa forma. No mundo inteiro, pesquisas realizadas por cientistas e especialistas de peso, sugerem que uma dieta equilibrada e funcional, com a prática de atividade física, pode não apenas ajudar a aumentar a expectativa de vida, mas também fornecer qualidade à ela. Diferente dos alimentos processados e industrializados, a que boa parte da população está acostumada, os alimentos funcionais podem, à princípio, não ser tão saborosos, mas superam no quesito de benefício à saúde. E para colocá-los à mesa, existem uma série de combinações e receitas acessíveis que podem dar um upgrade no seu cardápio. Ficou curioso para saber quais são eles e o que eles têm de especial? Então embarque com a gente nesse mundo de descobertas benéficas à saúde!


Eis um alimento que durante anos foi visto com maus olhos por causa de seu conteúdo gorduroso. Só que, de pesquisa em pesquisa, o fruto não só foi absolvido como passou a ser recomendado pelos experts em nutrição. Ele não é magrinho, é verdade. Um de seus triunfos, porém, está justamente no seu abastecimento de gordura. Isso porque ela é do tipo monoinsaturado. Estudos apontam que, no organismo esse ácido graxo (o nome de batismo químico das gorduras do cardápio) ajuda a baixar as taxas de LDL, o colesterol ruim, e eleva a concentração de HDL, a fração do bem. Graças a esse equilíbrio, fica menor o risco de placas entupirem as artérias.
O fruto do abacateiro tem outra virtude para o coração: uma substância chamada beta-sitosterol. Ela faz parte de um grupo especial, o dos fitosteróis, cuja estrutura química é semelhante à do colesterol. Ao chegarem ao intestino, esses compostos são absorvidos no lugar das moléculas que, em excesso, ameaçam os vasos. Para completar, a polpa verdinha é a principal fonte alimentar de glutationa, um antioxidante de primeira. Ele debela os radicais livres sem dó nem piedade, prevenindo danos às células que culminam em diversas doenças. Para tirar proveito desse combo, fique à vontade para comer um quarto da fruta de duas a três vezes por semana.

UM CONSELHO
Se no Brasil o abacate é sinônimo de sobremesa, em países como México e Estados Unidos ele é usado em receitas salgadas. E fica ótimo assim. Para tirar a prova, experimente o tradicional, guacamole. É só misturar 1 abacate amassado com o suco de 1 limão, 1 tomate picado (sem pele e sementes), 1 colher de sopa de cebola ralada, molho de pimenta e sal.




➤ Aveia para baixar o colesterol, banana para domar o diabete, brócolis para escapar do câncer...
Conheça os efeitos de 50 superalimentos contra os problemas de saúde mais comuns da vida moderna.

Estratégias para incluí-los na rotina se a meta é otimizar a perda de peso ou evitar os quilos extras.

Dicas culinárias preciosas para melhorar o aproveitamento dos nutrientes e ainda realçar o sabor.

As melhores frutas, sementes, legumes, verduras e fontes de proteína animal para montar um cardápio equilibrado - e que garanta mais disposição ao seu dia a dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog