GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 6 - ATLAS - MUNDO


ÁFRICA
69% dos portadores do vírus da aids no mundo são da África Subsaariana, a porção do continente ao sul do Deserto do Saara 


O BERÇO DA HUMANIDADE

Continente que abriga as mais antigas evidências da presença do homem no planeta, a África foi seguidamente pilhada, dividida e ocupada pelas potências da Europa a partir do século XV. No decorrer desse período, milhões de africanos foram escravizados por essas nações, que mantiveram a exploração dos recursos naturais da região mesmo após o fim da escravidão. As lutas anticolonias se desenvolveram principalmente na segunda metade do século XX, resultando na independência das nações africanas. O processo, contudo, não significou calmaria na região. A pobreza e a miséria estimulam rivalidades étnicas e religiosas entre populações de países cujas fronteiras foram criadas artificialmente pelas nações europeias no fim do século XIX, ou seja, sem levar em conta os territórios das etnias nativas.

Esse legado histórico explica por que a África respondia em 2015 por apenas 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Nos países ao sul do Deserto do Saara (A África Subsaariana), 41% vivem abaixo da linha de pobreza, com renda inferior a 1,90 dólar por dia.


DISTRIBUIÇÃO 
A África tem cerca de 30,2 milhões de quilômetros quadrados de extensão e a maior porcentagem de terras desérticas do globo. O Deserto do Saara ocupa um terço do território africano. Seu relevo se caracteriza pelo predomínio de imensos tabuleiros - planaltos pouco elevados. A distribuição da vegetação obedece aos fatores climáticos: na porção equatorial, há florestas latifoliadas, que vão se transformando em savanas à medida que avançam para as regiões mais secas, no norte e ao sul.

POPULAÇÃO 
O continente africano tem 1,2 bilhão de habitantes em 2016. O fértil vale do Rio Nilo, que corta países como Egito e Sudão, apresenta uma densidade demográfica bastante elevada. Entre os principais centros urbanos da África destacam-se Cairo (Egito), Lagos (Nigéria) e Johanesburgo (África do Sul).

ECONOMIA 
A África é o continente mais pobre, com economia essencialmente agrícola. Os poucos polos de desenvolvimento se devem à exploração mineral. Nessa atividade, destacam-se a África do Sul e a Nigéria, que, juntas, detêm mais de um terço de todo o PIB africano.

SAIBA MAIS

AS DUAS ÁFRICAS 

O continente africano abriga duas sub-regiões claramente delimitadas: a África Setentrional e à Subsaariana, também conhecidas, respectivamente, como África Branca e África Negra. O limite entre ambas é o Deserto do Saara. Os países da África Setentrional têm características semelhantes às das nações do Oriente Médio, sendo majoritariamente ocupados por povos árabes.
Já a África Subsaariana, bem mais extensa, reúne a maioria da população, predominantemente negra. Essa região concentra alguns dos principais problemas econômicos e sociais do planeta. A expectativa de vida da população do continente não chega a 60 anos e quase 70% dos portadores do vírus da aids no mundo estão ali.


Págs. 121 (GE: GEOGRAFIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog