SAÚDE
50 ALIMENTOS FUNCIONAIS

Conhecimento Cerebral em parceria com a revista SAÚDE apresenta a sua nova série de matérias: SAÚDE - 50 ALIMENTOS FUNCIONAIS, que abordará uma lista com 50 superalimentos, entre verduras, legumes, frutas, grãos e temperos, que além de saciar a fome e fazer muito bem à nossa saúde, possuem propriedades que vão de ajudar no controle do peso, a fortalecer a imunidade e até a prevenir doenças, como as cardiovasculares, a hipertensão, diabetes, dentre outras. Nessa nossa nova série, você vai aprender tudo sobre esses alimentos e conferir a tabela nutricional, para conhecer tudo que eles possuem.
Mas você sabe de onde veio o conceito de "alimento funcional"? Pois então, vamos te explicar! Essa expressão surgiu na década de 1980 lá no Japão, quando um programa chamado Foods for Specified Health Use (traduzindo: Alimentos para Uso Específico de Saúde) foi instituído. Este programa japonês tinha como objetivo principal, diminuir os gastos com o seguro saúde e tratamentos com a introdução de alimentos específicos, ou seja, funcionais. Além de sua função básica de fornecer nutrientes para o corpo, os ditos alimentos funcionais são aqueles que, por causa de determinadas características, mostram-se capazes de fortalecer a imunidade e auxiliar na prevenção e até no controle de certas doenças. Quando consumidos na quantidade certa e inseridos em um estilo de vida de qualidade, eles seriam capazes, portanto, de evitar idas constantes à farmácia e ao hospital.
E saiba que não são só os japoneses que pensam dessa forma. No mundo inteiro, pesquisas realizadas por cientistas e especialistas de peso, sugerem que uma dieta equilibrada e funcional, com a prática de atividade física, pode não apenas ajudar a aumentar a expectativa de vida, mas também fornecer qualidade à ela. Diferente dos alimentos processados e industrializados, a que boa parte da população está acostumada, os alimentos funcionais podem, à princípio, não ser tão saborosos, mas superam no quesito de benefício à saúde. E para colocá-los à mesa, existem uma série de combinações e receitas acessíveis que podem dar um upgrade no seu cardápio. Ficou curioso para saber quais são eles e o que eles têm de especial? Então embarque com a gente nesse mundo de descobertas benéficas à saúde!


Ela é protagonista nos tachos das docerias de Minas Gerais. Assume diversos papéis na cozinha do sertão nordestino, onde é conhecida como jerimum. E, pelos Estados Unidos e outras terras, faz sucesso como ícone das festas de Halloween, ora como parte da decoração, ora como ingrediente das tortas. Sua fama e versatilidade vêm de longe. Achados arqueológicos dão conta de que a abóbora alimenta o homem há séculos. Sua família milenar, batizada de Cucurbitacae, inclui desde a delicada abobrinha até tipos de casca grossa e gigantes que soma centenas de quilos. Em comum, todas esbanjam substâncias proveitosas à saúde. A polpa é marcada pela mistura de fibras, as melhores parceiras do intestino, e vitaminas e minerais, caso do potássio e do magnésio, ambos aliados na prevenção das doenças cardiovasculares. Porém, seu maior mérito é dedurado pela coloração alaranjada e atende pelo nome de betacaroteno. Trata-se de um pigmento que se transforma em vitamina A no nosso corpo e, assim, trabalha em prol do sistema imunológico. Existem evidências de que esse nutriente contribui para a atuação de células de defesa conhecidas como natural killers, um grupo que combate vírus e bactérias e nos livra de infecções oportunistas.

UM CONSELHO
Já preparou sementes de moranga? É simples: basta lavá-las em água corrente para retirar os fiapos da polpa, acrescentar uma pitada de sal, ou o tempero de sua preferência, e levar ao forno por alguns minutos. O petisco é rico em vitamina E, substância que combate o envelhecimento celular e as doenças associadas a esse processo.




➤ Aveia para baixar o colesterol, banana para domar o diabete, brócolis para escapar do câncer...
Conheça os efeitos de 50 superalimentos contra os problemas de saúde mais comuns da vida moderna.

Estratégia para incluí-los na rotina se a meta é otimizar a perda de peso ou evitar os quilos extras.

Dicas culinárias preciosas para melhorar o aproveitamento dos nutrientes e ainda realçar o sabor.

As melhores frutas, sementes, legumes, verduras e fontes de proteína animal para montar um cardápio equilibrado - e que garanta mais disposição ao seu dia a dia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog