GEOGRAFIA:
VESTIBULAR E ENEM


O Enem e os vestibulares estão chegando, e junto com eles, as temidas provas que englobam e requerem muito conhecimento sobre os mais diversos assuntos e disciplinas. A geografia é uma delas. Aliás, uma das mais importantes. Por isso, para ajudar você ainda mais em seus estudos, à partir de agora, o Conhecimento Cerebral irá disponibilizar gratuitamente, os assuntos mais importantes dessa disciplina com o conteúdo didático, baseado na atualidade, do Guia do Estudante (GE)O material será dividido em capítulos, de acordo com o livro GE - Geografia: Vestibular e Enem 2018, e ao final de cada um deles, serão disponibilizados exercícios para que você treine e memorize o que foi aprendido, preparando-se para os vestibulares e concursos públicos. O Conhecimento Cerebral agradece e deseja bom estudo!


CAPÍTULO 6 - ATLAS - MUNDO


AMÉRICA
72% do produto interno bruto das Américas é gerado nos Estados Unidos 


Segundo continente mais extenso, com área de 42 milhões de quilômetros quadrados, a América é formada por duas grandes massas de terra (América do Norte e América do Sul), Unidas por uma estreita faixa (América Central). Um sistema de cadeias montanhosas percorre o território em sua porção oeste, sem interrupção, desde o Estreito de Magalhães, no estreito Sul até o Estreito de Bering, no extremo norte.

Nenhum continente apresenta tamanho desequilíbrio regional quanto a América. Ao norte, os Estados Unidos (EUA) e o Canadá são duas das mais desenvolvidas nações do planeta, enquanto os outros países - que compõem a América Latina - estão num nível de desenvolvimento bem inferior.


AMÉRICA DO NORTE

A América do Norte é ocupada por três grandes países: EUA e Canadá - bastante desenvolvidos - e México, menos desenvolvido.

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA 
Compreende uma área de 23,4 milhões de quilômetros quadrados. Suas principais elevações se localizam a oeste, enquanto a maior bacia hidrográfica, a do Mississippi-Missouri, se situa a leste. A maior ilha do mundo fica na América do Norte: Groelândia, com quase 2,2 milhões de quilômetros quadrados. Na porção norte, de clima continental frio, predominam as florestas de coníferas; e outro e o sudeste, de clima continental, são ocupados por florestas temperadas e pradarias; no sudeste, há desertos.

POPULAÇÃO
Abriga cerca de 489,2 milhões de habitantes em 2016. A maioria descente de colonizadores europeus, de escravos africanos e de vários grupos de imigrantes. Os principais centros urbanos encontram-se na Cidade do México, em Nova York e Los Angeles.

ECONOMIA 
É plenamente industrializada nos Estados Unidos e Canadá e, em menor grau, no México. A América do Norte apresenta agrícola altamente mecanizada, com destaque para a produção de cereais, milho, soja e laranja. Além disso, possui vastas reservas de combustíveis fósseis e minérios.


AMÉRICA CENTRAL

A região, que responde por apenas 1,8% do produto interno bruto (PIB) da América, sobrevivem basicamente da agricultura e do turismo. Pelo Canal do Panamá, a principal passagem entre o Oceano Atlântico e o Pacífico, circulam 5% de todo o comércio marítimo mundial. A região abriga, ainda, a única nação comunista do continente americano: Cuba.

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA 
A América Central, com 748,6 mil quilômetros quadrados, é formada pelo istmo que une a América do Norte à América do Sul e pelas ilhas do Mar do Caribe. O território centro-americano possui relevo montanhoso, com vários vulcões ativos. No verão, o Caribe é assolado por furacões, com ventos de até 300 quilômetros por hora.

POPULAÇÃO
Reúne 89,9 milhões de habitantes em 2016. A região é povoada em grande parte por mestiços, descendentes de índios, africanos e colonizadores europeus.

ECONOMIA
A agricultura emprega a maioria das pessoas. A industrialização é incipiente e limita-se ao processamento de produtos agrícolas. O turismo na região do Caribe está em plena expansão.


AMÉRICA DO SUL

A região possui vastos recursos naturais, mas também grandes problemas sociais. O Brasil é a economia mais desenvolvida, enquanto Chile, Argentina e Uruguai apresentam melhor índice de desenvolvimento humano (IDH).

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA 
A América do Sul conta com 17,8 milhões de quilômetros quadrados. A porção oeste é ocupada pela Cordilheira dos Andes, cujo ponto mais alto é o Pico Aconcágua (6.959 metros). As planícies centrais abrigam a bacia hidrográfica do Orinoco, a Amazônia e a do Prata. Na região norte, onde o clima é equatorial, encontram-se florestas latifoliadas tropicais úmidas. O Sul possui faixas de clima desértico, como na região de Atacama, e uma zona temperada, ocupada por florestas subtropicais e pelos pampas argentinos.

POPULAÇÃO 
A América do Sul tem 422,5 milhões de habitantes em 2016. A população é formada por descendentes de europeus (em especial espanhóis e portugueses), africanos e indígenas, contando com alta porcentagem de mestiços.

ECONOMIA 
A indústria está centrada na produção agrícola e de bens de consumo. No Brasil e na Argentina, encontram-se mais diversificada, abrangendo setores como siderurgia e metalurgia. O Brasil é responsável por cerca de três quintos da produção sul-americana.


Págs. 122 e 123 (GE: HISTÓRIA: VESTIBULAR+ENEM 2018)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog