CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!
 
A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.
 

A seguinte matéria foi escrita por Cristine Kist e Nathan Fernandes, com design de Feu e Fernanda Didini, publicada pela revista GALILEU, edição de setembro de 2015. Esta, é a quinta matéria de uma série de matérias que fazem parte do DOSSIÊ, divididas em textos diferentes. Por isso, optamos também por dividi-las, assim as mesmas serão publicadas conforme a ordem da matéria em sua forma original. Todos os diretos autorais pertencem exclusivamente à revista e seus autores, e não devem ser copiados sem a divulgação de seus nomes.
 
DOSSIÊ AIDS/HIV
"PIONEIROS NA PREVENÇÃO"
 




"O Brasil é um dos países que estão ajudando a imagem dos portadores de HIV que ficou marcada depois da década de 1980. Quem vive com o vírus hoje estão bem longe de parecer com o personagem de Mathew McConaughey em Clube de compras de Dallas. 'Acredito que o Brasil vai ser o primeiro país a incluir o Truvada - composto pelos antirretrovirais Tecnofovir e Entricitabina -  como forma de prevenção no sistema público de saúde', opina Valdiléa Veloso, pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Há um ano as pesquisas com medicamento vêm sendo monitoradas por três centros de estudo: o INI/Fiocruz, a Faculdade de Medicina da USP e o Centro de Referência e Tratamento em DST/AIDS.
O modo de usar é semelhante ao de uma pílula anticoncepcional: a pessoa toma todos os dias para evitar a contaminação. É uma forma de prevenção que deve ser combinada com outros métodos, como a camisinha. Estudos como o Proud, da Inglaterra, mostram que o seu uso reduz em até 99% as chances de infecção, além de aliviar o peso de conviver com o fantasma da doença. Até agora, os Estados Unidos são o único país onde o uso já é autorizado. Com o fim das pesquisas no Brasil, em maio de 2016, a expectativa é que o tratamento seja regulamento também por aqui.
Mas o caminho é longo. Para Valdiléa, ainda falta colaboração entre os poderes federais, estaduais e municipais. 'O Ministério da Saúde tem uma boa resposta, mas na maior parte dos lugares existe uma deficiência, e precisamos de mais integração'."
 
 
"DE VOLTA ÀS ORIGENS"
"Análises genéticas do HIV permitiu que cientistas descobrissem como o vírus se espalhou da República Democrática do Congo para o resto do Mundo"
 
"A filogenia, o estudo das relações evolutivas entre grupos de organismos diferentes permitiu que a ciência recuperasse a origem do HIV, que remonta ao início do século 20, e entendesse a evolução do vírus até que os primeiros casos de imunodeficiência fossem diagnosticados, nos anos 1980.
O cruzamento entre a expansão das linhas ferroviárias e hidroviárias pela República Democrática do Congo (RDC) e o mapeamento de diferentes variedades de HIV ao longo desses trajetos levou à conclusão de que foram os trabalhadores que migravam da RDC para outros países da África os grandes responsáveis pela disseminação do vírus."
 

A matéria acima foi retirada da revista GALILEU, nº 290, pág. 35. Setembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista GALILEU e a Editora Globo.
 
 
SUGESTÃO PARA LEITURA
 
Leia as matérias anteriores do DOSSIÊ AIDS/HIV, clique sobre os nomes destacados para ser direcionado à página desejada.
 
 
 
 
 
SUGESTÃO
 
Sugerimos que você assista ao breve vídeo sobre a história do VÍRUS HIV. As imagens são do You Tube e o idioma é o português.
 


 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog