CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA CONFLITO INTERNACIONAL!
 
A partir de agora, você poderá conferir a série de matérias que o Conhecimento Cerebral busca como destaque na mídia da comunicação. São reportagens que envolvem os mais variados temas da atualidade e de interesse do público em geral. Os textos divulgados não pertencem ao Conhecimento Cerebral, por isso destacamos seus autores e respectivos meios de comunicação, priorizando os mesmos como autores do conteúdo original. O objetivo é apenas compartilhar as informações e possibilitar mais acesso as mesmas, mesmo para aquelas pessoas que não possuem recursos para lê-las em sua forma original. Por isso, lembramos que o Conhecimento Cerebral é contra qualquer tipo de plágio, e os direitos autorais das informações pertencem exclusivamente a seus autores.
 

A seguinte matéria foi escrita por Leonardo Coutinho, publicada pela revista Veja, 23 de setembro de 2015. Portanto, todos os direitos autorais pertencem exclusivamente à revista e seu autor, e não devem ser copiados sem a divulgação de seu nome.
 
"NARCOS"
"Um ex-informante da agência antidrogas dos Estados Unidos revela investigações e indiciamentos que vinculam a cúpula do governo da Bolívia ao tráfico de cocaína"
 

"Um bom roteiro da série policial de televisão exige a combinação de chefões excêntricos, suspense, espionagem, reviravoltas surpreendentes, mulheres, traição e violência. Esses elementos estão, por exemplo, em Narcos, do diretor brasileiro José Padilha, que na temporada recém-lançada a Netflix conta a trajetória do colombiano Pablo Escobar, o barão das drogas que comandou o Cartel de Medellín. Padilha teria conseguido resultado parecido se tivesse contado a história da organização criminosa que se instalou no Estado boliviano - e que continua lá até hoje. Na última semana, um ex-integrante do Cartel de Medellín que passou a colaborar com a DEA, agência antidrogas dos Estados Unidos, revelou que as autoridades americanas investigam e já conseguiram o indiciamento de membros da alta cúpula do governo boliviano. Os inquéritos, que correm sob sigilo, indicam que as autoridades americanas estão de olho até em Álvaro Garcia Linera, vice-presidente da Bolívia. Segundo o colombiano Carlos Toro, que nos últimos 29 anos trabalhou como informante e infiltrado em alguns dos mais perigosos cartéis de drogas do mundo, as investigações da DEA, nas quais ele atuou,  'envolvem o vice-presidente, sua família, militantes da alta patente e autoridades'."
 
 
 
 
"A existência desses indiciamentos sigilosos veio a público em meio à ação trabalhista que Toro move contra o governo dos Estados Unidos. Nesse processo, em que pede 5 milhões de dólares de indenização, ele cita os casos em que trabalhou. O mais notável é o que resultou na prisão de Carlos Lehder, cofundador do Cartel de Medellín e o primeiro membro do alto escalão da organização a ser extraditado para os Estados Unidos, em 1987. Lehder, que na série Narcos é interpretado pelo ator canadense Juan Riedinger, liderava a logística de envio de cocaína para os Estados Unidos. Além de casos já conhecidos. Toro revelou que a DEA reuniu provas suficientes que levaram ao indiciamento do general Walter Álvarez Agramonte, piloto do avião oficial do presidente Evo Morales, de Yidua Torres, agente de inteligência a serviço da Presidência, de Faustino Giménez, amigo de Álvaro Garcia Linera, e de Raúl Garcia, pai do vice de Evo, morto em 2011. A notícia de que Raúl Garcia foi indiciado nos Estados Unidos reforça informações reveladas, em 2012, em um relatório da inteligência boliviana. O documento dizia que Garcia havia recebido um apartamento como pagamento pelo lobby que influenciou na escolha do chefe da alfândega do Aeroporto de Viru Viru, em Santa Cruz de la Sierra, de onde partiram carregamentos de cocaína para o Brasil."
 
 
"Os agentes bolivianos também informaram no relatório que flagraram Juan Ramón Quintana, atual ministro de governo de Evo, entrando na casa de um traficante brasileiro em Santa Cruz, em 2010, na companhia da ex-miss Bolívia Jéssica Jordan e saindo de lá com duas valises. Em abril deste ano, o coronel boliviano Germán Cardona fugiu para a Espanha e disse estar sendo perseguido por ter delatado o envolvimento de membros do governo com o tráfico de drogas. Cardona denunciou a existência de voos militares carregados de cocaína que partem da Bolívia em direção à Venezuela. Tudo com o conhecimento do presidente Evo Morales, que ia pessoalmente ao aeroporto para acompanhar alguns dos embarques. O indiciamento de seu piloto reforça essa versão. Três meses depois de apresentar a denúncia, Cardona retornou à Bolívia e se desmentiu. Um dia antes de tomar a decisão de se retratar, o coronel recebeu uma notícia estarrecedora. A mãe do jornalista que havia publicado a primeira reportagem sobre suas denúncias tinha sido assassinada. A vítima de 80 anos, foi estuprada antes de ser estrangulada. Coincidência?
A Bolívia não é o único país sul-americano a ter membros da alta cúpula investigados por envolvimento com o narcotráfico. Em janeiro, Leamsy Salazar, ex-guarda-costas de Hugo Chávez, contou às autoridades americanas como o presidente da Assembleia da Venezuela, Diosdado Cabello, comanda o tráfico no país. Salazar diz ter presenciado Cabello coordenando pessoalmente a remessa de drogas para o exterior - com o respaldo do governo. Se, na década de 90, a DEA desmantelou o Cartel de Medellín, mota da série Narcos, atualmente a agência concentra-se em encurralar os narcopolíticos dos regimes bolivarianos da América Latina. Está aí um material riquíssimo para inspirar a trama de novas séries de TV com pegada documental, como Narcos Bolívia, Narcos Venezuela, Narcos..."
 

A matéria acima foi retirada da revista Veja, edição 2 444 - ano 48 - nº 38, págs. 58 e 59. 23 de setembro de 2015. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista Veja e a Editora Abril.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog