CURIOSIDADE
 

As informações a seguir foram retiradas do site MUNDO ESTRANHO, por isso o conteúdo pertence exclusivamente ao site e seus autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de levar informação a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter os nomes dos autores e respectivos de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.
 
"QUAL É O MAIOR FELINO DO MUNDO?"
 

Por: Bruno Machado

"É o ligre Hércules, com 3,3 m de comprimento e 418,2 kg, que vive em um santuário para tigres na Carolina do Sul, EUA. Um ligre é um híbrido, resultado entre o cruzamento entre um leão e uma tigresa. Em geral, esse tipo de animal só nasce em cativeiro, onde a intervenção humana cria condições favoráveis. Não há indícios de que existam ligres na natureza, pois, ainda que o cruzamento entre leão e tigresa possa rolar, o imenso tamanho dos fetos causa grande sofrimento à fêmea, que normalmente precisa de incisão cirúrgica para dar a luz. Não raro, ela morre durante ou após o parto. Muitos filhotes nascem com graves doenças congênitas e não sobrevivem por mais de uma semana após o nascimento. A legislação de vários países, incluindo o Brasil, proíbe a criação de ligres por entender que a sua procriação não tem valor ambiental e pode ser danosa à natureza e às tigresas. Vale dizer que o ligre não é considerado uma nova espécie: seu nome científico é Panthera leo x Panthera tigris, junção dos dois animais que lhe dão origem. No que diz respeito à espécies, o tigre é o maior felino do mundo."
 
O PODEROSO GATÃO
 
Existem hoje entre 70 e 100 ligres no mundo; saiba mais sobre eles.
 
GIGANTE ACORDADO
 
A principal característica do ligre é o seu tamanho gigantesco, já que ele não tem os hormônios limitadores de crescimento. O animal se desenvolve até os 6 anos de idade e atinge 6,3 m de comprimento. Isso dá o dobro de um leão ou de um tigre.
 
DA LUZ ÀS TREVAS
 
Os ligres nascem cegos e são muito dependentes da mãe nos seis primeiros meses. O período de gestação da tigresa (100 dias) é bastante penoso e arriscado.
 
PARECE COM O PAI
 
Dos leões, os ligres herdam o formato do focinho e da cauda, a pelugem corpórea e a juba - embora esta última seja menor e não esteja presente em todos os machos.
 
...MAS TEM O CORPO DA MÃE
 
Com os tigres, as semelhanças mais notáveis estão no formato do tronco e dos membros. As manchas e as listras também seguem o padrão dos tigres.
 
FRÁGIL FELINO
 
Ligres têm saúde delicada, sobretudo por problemas renais e desenvolvimento ósseo, devido ao imenso tamanho. A expectativa de vida é de 18 e 22 anos.
 
PARA TE CHEIRAR MELHOR
 
Outro aspecto notório do ligre é o tamanho de seu focinho - que chega a ser da largura do ombro de um homem adulto. Ligres chegam a ter 30 dentes na oca. Os caninos podem passar os 6 cm de comprimento.
 
É UM FOFO
 
Em contraste com o tamanho, os ligres têm temperamento dócil e comportamento bastante tranquilo. Assim como os tigres, eles gostam muito de nadar e brincar na água.
 
CURIOSIDADE
 
Devido ao seu tamanho e poder de mordida, acredita-se que, se existissem na natureza, os ligres estariam no topo da cadeia alimentar.
 
No cativeiro, evita-se que o ligre coma em excesso para não se tornar obeso ou pouco ativo.
 
HÍBRIDOS GATUNOS
 
Os ligres machos tem número ímpar de cromossomos. Por isso, não produzem gametas e são estéreis - só as fêmeas são férteis e podem ser cruzadas para formar novos híbridos.
Veja outros cruzamentos de tigres, leões etc.
 
TIGRE FÊMEA + LEÃO MACHO = LIGRE
LEÃO FÊMEA + TIGRE MACHO = TIGRÃO
LIGRE FÊMEA + LEÃO MACHO = LILIGRE
LIGRE FÊMEA + TIGRE MACHO = TILIGRE
 
 
Informações retiradas do site MUNDO ESTRANHO (Acesso: 25/09/2015)
 
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog