EDUCAÇÃO
 

As informações a seguir foram retiradas do site O GLOBO, por isso, o conteúdo pertence ao site e seus respectivos autores. A divulgação das informações somente tem objetivo de informar e levar conhecimento a todos que acessam o Conhecimento Cerebral. Lembramos que o blogger é contra qualquer tipo de plágio, e toda informação de terceiros, deve conter o nome dos autores e respectivo meio de comunicação as quais foram inicialmente divulgadas.
 
"ESTUDANTES BRASILEIROS ESTÃO ENTRE OS ÚLTIMOS DO RANKING DE HABILIDADES DIGITAIS FEITO PELA OCDE"
"Um estudo feito em 31 países, Brasil só está na frente da Colômbia e Emirados Árabes Unidos"
 

"RIO - Um estudo feito pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 31 países revelou que o Brasil está na penúltima colocação do Ranking quando o assunto é habilidade digital - afrente apenas dos Emirados Árabes Unidos e da Colômbia. Segundo a pesquisa que leva em consideração do primeiro teste do Pisa na esfera digital, os alunos brasileiros estão entre os piores em navegar em sites e entender leituras online.
Além disso, o relatório chamado 'Estudantes, computadores e aprendizado: Fazendo a conexão', revela países que investiram pesado em tecnologia não têm registrado melhora perceptível no desempenho dos alunos nos exames tradicionais de leitura, matemática ou ciências do Pisa. Dessa forma, a OCDE aponta que fazer com que as crianças tenham nível básico de proficiência na leitura e matemática é mais eficaz para garantir desenvolvimento das habilidades digitais que lotar escolas com equipamentos de alta tecnologia. O uso frequente de computadores na escola está, inclusive, mais associado a baixos resultados.
Para sustentar a hipótese de que fornecer aparatos tecnológicos não suficiente para desenvolver habilidades, a pesquisa utiliza o exemplo da Austrália, Nova Zelândia e Suécia, que estão entre os países com alto índice de uso da internet na escola e apresentaram 'declínios significativos' nas rotas de leitura do Pisa. Na Espanha, Noruega e Dinamarca - que também utilizam amplamente as novas tecnologias - o desempenho dos estudantes estagnou.
Em cenário oposto, encontram-se os sistemas educacionais mais celebrados do mundo: Coreia do Sul, Xangai e Hong Kong, na China, e Japão. Esses países, que possuem baixos índices de uso de tecnologias na escola, estão entre os melhores nos testes que avaliam aprendizagem.
'Se você olhar para os sistemas educacionais com melhor desempenho, como os do leste da Ásia, perceberá que têm sido muito cautelosos quanto ao uso de tecnologia em sala de aula. Aqueles alunos que usam tablets e computadores com muita frequência tendem a se sair pior nas avaliações que aqueles que usam moderadamente', afirmou o diretor de educação da OCDE, Andreas Schleicher, completando que a tecnologia gerou 'falsas esperanças'.
De acordo com ele, a tecnologia pode ser uma distração e fazer com que os alunos construam respostas 'pré-fabricadas' nas lições de casa, como resultado do que copiam na internet.
'Não existe um único país no qual a internet é usada frequentemente na escola pela maioria dos estudantes onde o desempenho desses alunos melhorou'.
A empresa de consultoria Gartner estimou que o gasto global anual com tecnologia educacional é de cerca de 17,5 bilhões de libras."
 
Informações retiradas do site O GLOBO, 15 de setembro de 2015 (Acesso: 18/09/2015 

 
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog