CONHECIMENTO CEREBRAL DESTACA SAÚDE!


"O EXEMPLO DE CELULARI"
"Por que a postura otimista e transparente do ator ao revelar nas redes sociais que está com câncer pode ajudar no seu tratamento"


Por: Raul Montenegro e Gisele Vitória

"A dúvida de que algo não ia bem surgiu com um inchaço repentino em algumas partes do corpo. Depois de uma bateria de exames, o ator Edson Celulari confirmou o diagnóstico de um linfoma não Hodgkin. 'Passei a semana fazendo exames. É um câncer, mas as probabilidades de cura são muito boas', contou o ator, por telefone, ao estilista e amigo Ricardo Almeida, na semana passada. O estilista resume: 'Edson é um cara positivo, objetivo e muito para cima. Vai sair dessa rápido, mas agora precisa se recolher com a família'. A atriz Claudia Raia, ex-mulher e mãe de Sophia (13) e Enzo Celulari (19), ajudou a contar aos filhos. Foi também quem contratou a equipe médica, a mesma do ator Reynaldo Gianecchini, e colaborou para alimentar o clima positivo. 'Amor de filho cura', tem repetido a atriz aos meninos, que, nos últimos dias, não saíam do lado do pai. Depois de raspar a cabeça, Celulari decidiu ir às redes sociais comunicar ao público a doença, o tratamento e a forte disposição para enfrentar a quimioterapia a cada 20 dias no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ator já passou pelo primeiro ciclo do tratamento e, agora, descansa no Rio de Janeiro, ao lado da namorada, a atriz Karen Roepke."


"A atitude de Celulari segue à risca as recomendações dos médicos para pacientes diagnosticados com tumores. É preciso fazer o possível para manter o pensamento positivo e buscar ao máximo dividir com os outros o fardo da doença. 'O otimismo faz você reagir melhor ao tratamento', afirma Luciana Holtz, presidente do Instituto de Oncoguia. 'Foi a melhor medida que ele (Celulari) poderia ter adotado'. Motivada pela confiança do artista, a família entrou nesse clima: o filho Enzo e três sobrinhos rasparam a cabeça em solidariedade, com hashtag #todosporCelulari.
Um dia depois da divulgação do linfoma do ator global, foi a vez da apresentadora Sabrina Parlatore revelar que há um ano enfrenta um câncer de mama. No começo, ela estava fragilizada e vinha mantendo a doença em segredo. Mas, com o passar do tempo, ponderou ser seu dever como pessoa pública alertar sobre métodos de prevenção. Sabrina e Celulari deram o exemplo a ser seguido. Profissionais de saúde recomendam compartilhar experiências, em vez de mantê-las para si. No caso dos famosos, ao divulgarem que estão doentes, podem fazer bem não só a eles mesmos, mas também a milhares de pessoas que sofreram e sofrerão do mesmo mal (leia outros exemplos abaixo). 'Falar ajuda', diz o hematologista Vanderson Rocha, médico do Hospital Sírio Libanês.
É consenso na comunidade médica que o pensamento positivo melhora o estado do paciente porque faz com que ele adote o tratamento com mais afinco. Várias pesquisas já comprovaram que o otimismo é importante para melhorar diversas doenças, como problemas cardíacos, por exemplo. No entanto, não há unanimidade científica sobre isso em se tratando de tumores, uma vez que estudos levaram a resultados contraditórios. 'Tem uma postura confiante ajuda a passar pelo processo', diz o oncologista Vladimir Cordeiro de Lima, do AC Camargo Cancer Center. 'Apesar de não termos associação direta demonstrada cientificamente'."


A matéria acima foi retirada da revista ISTO É - Ano 39 - nº 2429, págs. 66 e 67. 29 de junho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista ISTO É e a Editora Três.


SUGESTÃO

Separamos um pequeno vídeo no qual o ator Reynaldo Gianecchini fala sobre quando enfrentou a mesma doença de Edson Celulari. As imagens foram retiradas do YouTube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog