SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE

Saiba sobre fatos, descobertas e destaques do Brasil e do mundo, sobre tecnologia, ciência, entretenimento, astronomia, polêmica, política nacional, entre outros. Estas SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE foram publicadas na revista do mês de julho de 2016.

"DESVENDANDO O MISTÉRIO DO CABEÇÃO"


"Um dos grandes mistérios da ciência é a inteligência humana. Por que diabos temos tão mais do que todas as outras espécies? Pois dois pesquisadores da Universidade de Rochester afirmam que encontraram a reposta: ¹ a explicação está nos nossos bebês, que são tremendamente incapazes. Eles criaram um modelo matemático para simular a história evolutiva humana e chegaram à seguinte conclusão: bebês indefesos demandam pais inteligentes para sobreviver. Pais inteligentes, por sua vez, têm cérebros grandes - e portanto são cabeçudos. O cabeção torna o bebê ainda mais incapaz, já que é difícil ficar de pé com um crânio gigante sobre o pescoço. E aí rolou um círculo virtuoso evolutivo: quanto mais cabeçudo, mais indefeso - e quanto mais indefeso, mais cabeçudo." Denis Russo Burgierman

"CERVEJA DA CHINA"


"Um pouco de painço, lírio, capim rosário, cevada, trigo e inhame. Era essa a receita da cerveja chinesa há 5 mil anos. Foi essa a descoberta de arqueólogos ² ao escavar fossos no norte do país. Encontraram provas de uma cervejaria artesanal: vestígios de fornos, funis e vasos. Foi a análise desses utensílios que revelou a receita milenar da cerveja. Ainda que flores, sementes e tubérculos pareçam ingredientes curiosos, a cevada chamou mais atenção. É que, até então, havia evidências de que esse cereal tinha chegado à China bem depois, nos primeiros anos depois do nascimento de Cristo. Só que não. A cevada viajou do oeste da Eurásia até o centro da China antes e com um fim: fazer cerveja." Pâmela Carbonari

"CHUVA DE PRATA NO CÉU DO JAPÃO"


"A abertura das Olimpíadas de 2020, em Tóquio, promete ser brilhante. Uma empresa japonesa, a Star-ALE, quer colorir o céu da capital japonesa com uma chuva artificial de meteoros. A ideia é lançar um satélite que chegue a até 80 km de altitude. Lá em cima, mil bolinhas coloridas de madeira serão liberadas e, ao entrarem na atmosfera, vão queimar e produzir luzes iguais à de meteoros naturais. Aqui debaixo, o brilho dessas partículas, que deve ser maior que a de Sirius, a estrela mais luminosa do céu, poderá ser visto a até 100 km de Tóquio por 30 milhões de pessoas. Mas o satélite não vagará para sempre na órbita terrestre. Em 25 anos, ele entrará novamente na atmosfera e deve virar uma estrela luminosa. A brincadeira vai custar caro: cada bolinha sai por US$ 8 mil, fora o custo do lançamento do satélite. Mas o preço não assusta os japoneses, que devem fazer os primeiros testes até 2017. Se tudo der certo, daqui a quatro anos assistiremos a uma chuva de prata - ou de dinheiro - nas Olimpíadas japonesas. PC

"DESPEDIDA DE UMA PESSOA E DE UMA ESPÉCIE"


Por: Ana Carolina Leonardi

Jane Fewcett (Decodificadora): Datilografava mensagens nazistas decodificadas por ingleses na 2ª Guerra. Depois de quebrar o código, restava entender o alemão - e Fawcett falava a língua. Em uma dessas mensagens, encontrou a localização do Bismarck, o mais poderoso navio de Hitler, que foi logo destruído pelos aliados. Morreu aos 95 anos.

Antílope branco (Addax nasomaculatus): Em 2010, 200 desses antílopes viviam no deserto do Saara. Mas conflitos na Líbia atingiram essa espécie: agora só restam três deles. Uma empresa de petróleo no Níger também é acusada de atirar nos antílopes. Cientistas pensam em reambientá-los em cativeiro para ressuscitar a espécie.

"REPLICADOR Mix de scanner e impressora 3D, a ReForm mistura o mundo real da criação ao virtual."


  • Você escolhe se começa o design a mão ou no computador. Após os ajustes, é só escanear.
  • Dá para mudar digitalmente detalhes, como cor, tamanho e desfazer erros.
  • Aí é só mandar imprimir. Seu trabalho pode ser replicado quantas vezes você quiser.

"Antonio Vinicius pintou na boa a casa do tio e bombou no Facebook. 
ENQUANTO ISSO..."



Matemáticos ¹ criaram simulação que prevê os efeitos de milhares de químicos na pele. A ideia é substituir os testes com animais.


Cientistas ² descobriram que corais também sofrem com guerras. Eles absorvem todo o mercúrio e o chumbo usados em armas.


Pesquisadores ³ criaram um robô que sente dor. Assim, ele detecta ameaças no ambiente que podem danificar motores e circuitos, e foge.


Descobriram (4) uma estrutura neandertal que indica uma inteligência da espécie maior do que o esperado. Circular e feita de estalactites, era usada para fazer fogo acima do chão.

Fontes: ¹ Gerald Kasting, Universidade de Cincinnati ² Ruoyu Sun, Universidade Trent ³ Sami Haddadin e Johannes Kuehn, Univerdade Leibniz de Hannover (4) Jacques Jaubert, Universidade de Bordeaux.

"PÍLULAS DE MÉDICOS ROBÔS"


"Se seu filho engolisse acidentalmente uma bateria, teria de correr ao hospital, tirar um raio-x e, se o objeto estivesse no meio do estômago, precisaria passar por uma doscopia para tirá-lo. E poderia ser pior: encarar uma cirurgia aberta no intestino.
Mas isso pode acabar. A nova invenção de Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts ¹ é bem menos invasiva. Uma espécie de ímã embrulhado em intestino de porco e fechado em uma cápsula de gelo promete expulsar do corpo objetos engolidos acidentalmente. Ao chegar ao estômago, o gelo derrete, a sanfona se abre e o ímã gruda na bateria. Do lado de fora, com a ajuda de um campo magnético, médicos conseguem mexer nos objetos e levá-los mais rapidamente ao ânus. Assim, os dois invasores são expelidos mais rapidamente do organismo - sem qualquer cirurgia.
O próximo passo é encontrar um jeito para que o robozinho saiba o caminho de saída sem precisar de um empurrão dos médicos. E o sonho é ir mais longe: acabar com exames ainda mais desconfortáveis, como a colonoscopia, curar feridas e levar medicamentos diretamente a órgãos que estejam doentes." PC

"BABY FOGUETE"


"A Índia já mostrou que sabe fazer viagens espaciais de baixo custo - em 2013, mandou sua primeira sonda para Marte. Agora, o investimento é em foguetes reutilizáveis. Eles lançaram um protótipo de 7 metros que custou apenas US$ 14 milhões (menos que uma Ferrari). O avião espacial chegou a 70 km de altura e, o mais importante, sobreviveu à reentrada na atmosfera a 6 mil km/h. A Índia pretende terminar uma versão do foguete em tamanho maior dentro de 10 anos." ACL

"RAIO-X DO ESTUPRO NO BRASIL"
"Por ano, mais de 500 mil mulheres são estupradas. Mas só 10% denunciam seus agressores. Veja onde há mais casos, quem comete, e as consequências."


Por: Helô D'Ângelo

  • 500 é o número de pontos de atendimento credenciados pelo Ministério da Saúde para as vítimas.
  • 70% dos agressores são parentes ou cuidadores das crianças violentadas.
  • Entre adolescentes, 55% dos agressores são muito próximos à vítima. Entre adultos, 65% dos estupradores são cônjuges (ex ou atuais) ou colegas de trabalho.
  • 4% maior o risco de cometer suicídio, em relação a quem não sofreu essa violência.
  • Outros riscos: 3 vezes maior de sofrer depressão; 6 vezes maior de sofrer stress pós-traumático; 13 vezes maior de abusar do uso de álcool.
"VACA MEDICADA EMITE MAIS METANO"



"No gado, antibióticos servem para combater infecções e também para 'bombar' o crescimento dos animais. Mas têm também um efeito bem adverso: aceleram as mudanças climáticas. A descoberta é de pesquisadores (6) da Universidade do Colorado ao analisar o cocô das vacas que tomarem a tetraciclina, um antibiótico leve. Eles perceberam que o estrume delas emitia o dobro de metano em comparação com vacas não medicadas. É que antibiótico em excesso mata as bactérias do sistema digestório das vacas. Com isso, cresce o número daquelas que produzem esse gás. O metano é um dos grandes vilões do efeito estufa - aquece mais e dura mais tempo na atmosfera que o gás carbônico. E as vacas produzem esse gás o tempo todo - 95% é eliminado nos arrotos." ACL

"VOCÊ PAGA*POR ESSE POLÍTICO:


  • Eduardo Bolsonaro (dep. fed. PSC - SP) quer criminalizar a apologia ao comunismo. O uso de símbolos daria de dois a cinco anos de prisão e multa.
  • Jefferson Campos (dep. fed. PSD-SP) pretende incluir o criacionismo na base curricular do ensino fundamental e médio.
  • Capitão Augusto (dep. fed. PR-SP) quer que pessoas que fazem doações ou pagam dízimos a igrejas possam deduzir os valores do imposto de renda.
*Projetos de lei que foram apresentados no plenário no último mês.

SUPERNOVAS SUPERINTERESSANTE retiradas da revista SUPERINTERESSANTE - Edição 362, págs. 10, 11, 12 e 13. Julho de 2016. Todos os direitos autorais são reservados exclusivamente à revista SUPERINTERESSANTE e a Editora Abril.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog