LITERATURA


"5 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE 'O PEQUENO PRÍNCIPE"


Por: Bruno Vaiano*

"Muito já foi dito sobre Antonie de Saint-Exupéry, que completaria 116 anos hoje, 29 de junho. Conheça alguns fatos curiosos sobre a vida do autor.

1. Saint-Exupéry jamais ficava satisfeito com que escrevia. A célebre frase 'On ne voit bien qu'avec le coeur. L'essentiel est invisible pour les yeux', que poderia ser traduzida como 'só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos', foi reescrita mais de dez vezes antes de alcançar sua forma final. Os manuscritos originais de O Pequeno Príncipe foram editados pelo próprio autor incontáveis vezes. No processo, páginas inteiras foram concentradas em uma única frase, reduzindo a obra a metade de seu tamanho original.

2. O autor costumava trabalhar na madrugada, e acordava seus amigos sem constrangimento para pedir conselhos e sugestões sobre as passagens mais difíceis. Era comum que começasse a trabalhar às duas da manhã e fosse dormir no nascer do sol, quando sua secretária chegava e digitava seu trabalho com ele dormindo no sofá. Ele adorava receber amigos nas refeições, mas era comum que os convidados chegassem à uma da tarde à sua casa e precisassem acordá-lo.

3. Saint-Exupéry era aviador, e morreu servindo a força aérea francesa no final da Segunda Guerra Mundial. Decolou da ilha da Córsega, às 8h45 do dia 31 de julho de 1944, para uma missão de reconhecimento sobre o território francês ocupado pelo exército nazista. Ele coletava informações para preparar um desembarque dos aliados em Provença. Seu avião foi abatido pelo piloto alemão Horst Rippert, que admitiu, arrependido, aos 88 anos, ser o autor dos disparos. O destroços do caça P-38 foram encontrados só 60 anos depois da data de seu desaparecimento, no litoral da Marselha. A insígnia do esquadrão de reconhecimento GR I/33, um dos quais o autor fez parte, leva uma ilustração do Pequeno Príncipe em sua insígnia, e hoje é operado por drones.

4. A primeira tradução brasileira de O Pequeno Príncipe foi feita pelo monge beneditino Dom Marcos Barbosa em 1954, e publicada pela editora Agir. Durante 60 anos ela foi a única disponível no mercado, e eternizou uma interpretação questionável. Na frase 'Tu deviens responsable pour toujors de ce que tu as apprivoisé', traduzida como 'Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas', a palavra apprivoisé não significa cativar na acepção mais delicada e emocional da palavra, mas sim algo como 'domesticar' ou 'domar', como se faz com um bicho de estimação.

5. O Pequeno Príncipe foi traduzido para uma série de línguas inusitadas. Uma delas foi o Toba, um idioma indígena do norte da Argentina que até então só possuía uma tradução do Novo Testamento da Bíblia. Outra versão curiosa é em Latim. Até o Esperanto, idioma artificial criado com a intenção de ser uma língua franca internacional, ganhou sua versão. Há 47 traduções coreanas para a obra, e mais de 50 versões chinesas. Essa imensa variedade de versões torna o livro um objeto frutífero para estudos tradutórios comparativos."

*Com supervisão de Isabela Moreira

Matéria retirada do site GALILEU, 29 de junho de 2016 (Acesso: 30/06/2016)

SUGESTÃO

Separamos um áudio livro de "O Pequeno Príncipe", feito pelo canal Mago Leitor. As imagens são do YouTube e o idioma é o português.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog