MEIO AMBIENTE


"LOUVA-DEUS FÊMEA COME O MACHO DEPOIS DO SEXO PARA FICAR MAIS FÉRTIL"
"O sacrifício conjugal do macho ajuda a propagar seus genes"


Por: Denis Russo Burgierman

"Se você acha que tem hábitos sexuais peculiares, é porque não conhece o louva-deus. A fêmea desse curioso inseto leva o conceito 'predador sexual' a um outro nível: ela costuma literalmente comer seu parceiro após o coito. Uma nova pesquisa, realizada pelos biólogos William Brown, da Universidade de Nova York, e Katherine Barry, da Universidade Macquarie, na Austrália, acaba de entender por quê. Os pesquisadores descobriram que fêmeas que comem os parceiros botam em média 88 ovos - 50 a mais dos que as que não comem.
O canibalismo post coitum do louva-deus não é uma regra geral: algo como 72% dos machos escapam vivos. O que Brown e Barry foi que os machos que viram janta aumentam bastante o número de descendentes - já que deixam mais ovos. Perdem a vida, mas propagam os genes.
Já sabia-se que as fêmeas usam o material ejaculado pelo macho para produzir ovos. O que a nova pesquisa mostrou é que, os ovos são produzidos não apenas com esperma, mas com o corpo inteiro do finado. Por isso a produção aumenta tanto.
A pesquisa foi bem bolada. Os cientistas marcaram as proteínas dos louva-deus machos com uma substância radioativa e depois mediram a radioatividade dos ovos resultantes. Assim puderam provar, sem sombra de dúvida, que boa parte do material do corpo dos mártires sexuais foi parar nos ovos."

Matéria publicada no site SUPERINTERESSANTE, 29 de junho de 2016 (Acesso: 30/06/2016)


SUGESTÃO

Após ler a matéria, ficou curioso para saber como acontece a reprodução canibalista do louva-deus? Então não deixe de assistir esse pequeno vídeo que mostra isso na prática. Bom conhecimento!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog