MUNDO ANIMAL


"MACACO MORTO COM FEBRE AMARELA FECHA HORTO FLORESTAL EM SÃO PAULO"


"Um macaco encontrado morto no Horto Florestal (zona norte) de São Paulo teve comprovada nesta sexta-feira (20) a presença do vírus da febre amarela. Como medida preventiva, a Secretaria de Estado da Saúde fechou o Horto e aplicará vacinas aos cerca de 3 mil moradores do assentamento no local.
Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942. A transmissão para o macaco foi a da febre amarela silvestre, pelo mosquito haemagogus, comum na mata. Macacos, apesar de hospedeiros do vírus, não o transmitem à população - quem faz são os mosquitos Aedes aegypti, após picarem alguém já infectado.
Neste sábado (21), a partir das 9h, agentes sanitários farão uma varredura no Horto coletando amostras de mosquitos, e o parque na zona norte da cidade permanecerá interditado ao público por tempo indeterminado, assim como o parque estadual da Cantareira, próximo ao Horto.
Está prevista ainda a vacinação preventiva de moradores dos arredores do local. A vacina é contraindicada a gestantes, mulheres em fase de amamentação e pessoas que estejam em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides em doses elevadas."


"SURTO"

"Neste ano, houve 22 casos e 10 mortes por febre amarela silvestre no Estado de São Paulo. O surto que atingiu o país neste ano foi o maior com número de casos em humanos desde 1980. Em dezembro e junho, foram confirmados 777 casos e 261 mortes por febre amarela no país.
O surto também deixou um recorde de macacos doentes e mortos. Os principais Estados atingidos foram Minas Gerais e Espírito Santo. O número de casos fez com que o governo federal anunciasse a ampliação na vacinação contra a doença."

"CICLOS DE TRANSMISSÃO"



"PREVENÇÃO"

VACINAÇÃO
- Crianças: a partir dos 9 meses (6 meses em áreas de risco)
- Adultos não vacinados: uma dose

PARA EVITAR PICADAS
- Repelente (evitar os que também têm protetor solar)
- Aplicar o protetor antes do repelente
- Não usar repelentes em crianças com menos de 2 meses
- Evitar perfumes em áreas de mata
- Roupas compridas e claras (ou com permetrina)
- Mosqueteiros e telas

CONTROLE DO MOSQUITO
- Evitar água parada e tomar os mesmos cuidados da dengue, porque há risco de a doença ser contraída pelo Aedes aegypti (o que não acontece no Brasil desde 1942)

DISTÂNCIA DE ÁREAS DE RISCO
- Evitar áreas de mata com registros da doença; caso vá viajar a esses locais, tome a vacina ao menos dez dias antes

"TRATAMENTO"

- É apenas sintomático, com antitérmicos e analgésicos (anti-inflamatórios e salicilatos com AAS não devem ser usados)
- Hospitalização quando necessário, com reposição de líquidos e perdas sanguíneas
- Uso de tela, por exemplo, para evitar o contato do doente com mosquitos


Notícia retirada do site FOLHA DE S. PAULO, 20 de outubro de 2017 (Acesso: 20/10/2017)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog